A ESEG
Faculdade do Grupo Etapa

O Etapa é um dos mais importantes grupos educacionais do país, oferecendo há mais de 50 anos um ensino de qualidade, da Educação Infantil ao Ensino Superior. A fundação do Curso Pré-Vestibular ocorre em 1970 e é fruto do trabalho de profissionais ligados ao ensino e à preparação para os vestibulares. Por seu espírito inovador, de entender as mudanças nos processos seletivos, torna-se o mais importante núcleo de preparação para exames que exigem formação geral forte em todas as matérias.

Em 1982, nasce o Colégio Etapa. O projeto, planejado cuidadosamente pelos educadores, constituiu uma escola de ensino regular de altíssima qualidade. Pouco após a sua fundação, o Colégio começa a chamar a atenção pelos prêmios que passa a conquistar. Inicialmente são as medalhas da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em seguida, os prêmios tornam-se nacionais. A partir de 1986 os alunos do Colégio  Etapa começam a representar o país em competições internacionais.

Na década de 1990 o Etapa passa a levar sua experiência bem-sucedida para outras escolas, por meio da criação do Sistema Didático Etapa, que oferece programação e material didático a escolas de São Paulo e de outros Estados do país. O ensino forte e moderno ganha amplitude e sua didática dinâmica enriquece o sistema educacional nacional.

Em 2006, o Grupo chega ao Ensino Superior, com a autorização do MEC para a abertura da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. A Instituição nasce com a missão de fazer com que os alunos desenvolvam não apenas excelência profissional e científica, mas também sólida formação pessoal. Eles são incentivados a descobrir e explorar todo o seu potencial, resultando em profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho e enfrentar desafios.

Inicialmente oferecendo os cursos de Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação, a Instituição cresceu pautada no compromisso com o ensino de qualidade, bem como na ética e na transparência. Um ano após a fundação, implementa o Termo de Integridade Acadêmica, composto por quatro pilares: Honestidade, Confiança, Respeito e Responsabilidade. O documento rege todas as relações acadêmicas e é firmado por todos os discentes da ESEG no momento do ingresso na graduação.

Em 2010, cria o Prêmio ESEG de Gestão, em parceria com o Centro Paula Souza. O concurso científico é destinado aos alunos das escolas técnicas com o objetivo de promover as mais modernas práticas de gestão e elaboração de projetos. Os estudantes inscritos têm a possibilidade de apresentar soluções criativas para a melhoria de processos e produtos. Em 2019, a iniciativa chegou à 10ª edição, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

Em 2014, o curso de Engenharia de Produção conquista nota máxima no Enade/MEC, um reconhecimento à excelência do sistema de ensino da Faculdade do Grupo Etapa - ESEG. Em 2015, é a vez do curso de Administração também alcançar o feito. Em 2016, a ESEG é recredenciada junto ao MEC, por meio da Portaria Nº 1.315, de 17 de novembro de 2016.

O ano de 2017 também é marcado pela autorização do curso de Engenharia de Computação pelo MEC. Com ênfase em desenvolvimento de hardwares e aplicativos, a graduação tem interfaces com Sistemas de Informação, mas atua com equipamentos e sistemas computacionais também na etapa de construção.

Por entender que o ensino de ponta passa pelo contato com os mais modernos recursos tecnológicos, a ESEG inaugura, no mesmo ano, o Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE), que conta com estrutura completa para a criação e o desenvolvimento de projetos.

O convênio com o Instituto Politécnico de Leiria acontece na mesma época e marca o início do processo de internacionalização da ESEG. O Núcleo de Intercâmbio nasce com o intuito de buscar parcerias e oportunidades no Brasil e no exterior e assessorar os alunos nos processos seletivos, na análise de documentos e de equivalência de disciplinas.

Em 2018, a ESEG dá início às pesquisas na área de Inteligência Artificial. Além de incentivar o debate sobre o assunto, a Instituição investiu na construção de um laboratório específico para a área. Localizado no campus Paraíso, o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) conta com estrutura voltada para o desenvolvimento de projetos relacionados a este ramo da tecnologia. O novo campus da ESEG, onde está localizada sua sede, fica na Rua Vergueiro, 1549, entre a Catedral Ortodoxa e a estação de metrô Paraíso.

Em 2019, a ESEG conquista a autorização do curso de Direito, avaliado com nota máxima (conceito 5) pelo MEC e oferece, além dos conteúdos tradicionais, abordagens sobre empreendedorismo, gestão de processos, técnicas de conciliação e mediação, entre outros temas pertinentes à atividade jurídica no mundo atual. No mesmo ano acontece a autorização do curso de Economia, na qual a formação possibilita ao egresso aliar sólidos conhecimentos teóricos e práticos, favorecendo assim sua inserção nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

OK