No cenário atual, em que o mercado de trabalho se mostra cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por empregabilidade exige muito preparo e dedicação por parte dos estudantes universitários. Foi dessa forma que Lucas Nakaya Giraldi, aluno do 2° semestre de Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, conquistou seu estágio na Votorantim Cimentos, multinacional brasileira considerada uma das maiores cimenteiras do mundo, além de produzir outros materiais de construção, insumos agrícolas e soluções sustentáveis.

Aos 17 anos, essa é a sua primeira experiência no mercado de trabalho. Lucas atua no setor de Transformação Social da organização, onde tem contato direto com a abordagem ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), tema de grande relevância e expansão na esfera corporativa e na cadeia produtiva, além de desenvolver habilidades essenciais para a sua evolução na carreira.

Para o estudante, essa experiência tem sido muito edificante, pois consegue colocar em prática aprendizados em pauta na Graduação ao mesmo tempo em que pode explorar o desenvolvimento de soft e hard skills em sua jornada profissional e pessoal. “Consigo exercitar relacionamento interpessoal, resolução de conflitos, ampliação concreta da minha rede de networking e  do meu conhecimento nos mais diversos softwares. Não posso deixar de citar também que todos os obstáculos enfrentados durante essa jornada são pertinentes para meu amadurecimento e confiança.”, destacou Lucas.

O aluno soube da abertura da vaga através de uma plataforma de recrutamento, que conheceu graças ao Centro de Desenvolvimento de Carreiras (CDC) da Faculdade. Para ele, a ESEG foi fundamental nesse processo, sobretudo a partir da assessoria de orientação profissional fornecida pelo CDC.

"A ESEG desempenhou um papel crucial na construção e desenvolvimento da minha carreira profissional. O apoio dedicado do corpo docente e, especialmente, da orientação profissional do CDC, por meio da Simone Bortoletto, foi essencial durante todo o processo de seleção e pós-seleção. Acredito que essa conquista não seria alcançada tão rapidamente sem a assistência da ESEG. Este foi o primeiro processo seletivo que participei em toda a minha vida, o qual resultou em um estágio em uma empresa líder no segmento. Tudo isso no primeiro semestre da faculdade e aos 17 anos de idade”, enfatizou orgulhosamente o estudante.

A trajetória de Lucas é um reflexo vívido da dedicação da ESEG em fornecer não apenas educação, mas também uma estrutura de apoio sólida que prepara os alunos para enfrentarem os desafios e oportunidades do mundo profissional. Assim, por meio da valorização e desenvolvimento de habilidades práticas, orientação individualizada e divulgação de oportunidades, a Faculdade cumpre o seu compromisso de preparar seus alunos para os desafios do mercado de trabalho, permitindo-lhes prosperar desde os primeiros passos na carreira.

Quer contar sua história de jornada profissional? Envie um e-mail para comunicacao@eseg.edu.br.