No dia 8 de dezembro, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, recebeu alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Etapa para a 13ª edição do ESEG Startup Summit, evento anual em que estudantes apresentam propostas de startups para uma banca composta por professores universitários.

A atividade consiste na formação de equipes que identificam necessidades ainda não atendidas pela sociedade e desenvolvem soluções criativas, estruturando pequenas empresas (startups) para resolver esses desafios. A iniciativa integra a disciplina extracurricular de Empreendedorismo e Finanças, conduzida pelo professor Edson Feghali. Ao longo do ano, o docente orientou os estudantes em todo o processo de criação das empresas, desde a concepção do produto ou serviço até sua validação.

Para o professor Edson, o evento representa a etapa conclusiva do projeto e é fundamental para a trajetória acadêmica dos participantes. “Por meio desse curso extracurricular do Colégio Etapa, desenvolvido em parceria com a Faculdade ESEG, os alunos podem se envolver em atividades relacionadas a empreendedorismo, como desenvolvimento de ideia, estruturação, criação de protótipos e muito mais”, explica.

Empreendedorismo na prática

A abertura do evento contou com a participação do coordenador de Projetos Educacionais da ESEG, Luiz Neves, que convidou alunos de Engenharia de Produção da Faculdade (
Alex de Oliveira Manhone, Aline Bueno da Silva Cruz, Ana Carolina de Deus, Ana Luiza Parmelston, Lucas Pereira Silva, Mara Rubia Carvalho e Natalia Aparecida Souza) para apresentarem a startup Hexa Digital, focada na criação de sites profissionais e aplicativos personalizados. O projeto, desenvolvido no âmbito do Projeto Integrador sob orientação do professor Fernando Jardim, atende empresas com baixa presença on-line, auxiliando-as na construção de sua identidade digital.


O grupo demonstrou um pouco do que é feito durante as aulas no Ensino Superior e reforçou, aos estudantes do Ensino Médio, a importância do projeto que eles estão envolvidos como ponto inicial para o desenvolvimento de uma carreira com sucesso.

Na ocasião, Luiz também destacou a importância da iniciativa: “É importante destacar que o ESEG Startup Summit é um evento histórico, que envolve estudantes que optaram pela participação nessa disciplina extracurricular. Com isso, ao longo da trajetória, puderam ter acesso a conhecimento e desenvolvimento prático sobre empreendedorismo”, ressalta.

As apresentações

Três grupos participaram do ESEG Startup Summit, cada um com 10 minutos para apresentar e vender suas ideias ao estilo “Shark Tank” para uma banca formada pelos professores Edgard Rodrigues, Hong Yuh Ching, José Guilherme Campos, Paulo Kazuhiro Izumi e Thales Sakamoto, da Faculdade ESEG. O grupo vencedor recebeu como prêmio uma bolsa de 100% em um dos cursos de graduação da Instituição.

Conheça as propostas de cada grupo:

Vita Bands
– Formada pelos alunos Aurora Lin Chen, Daniel Wenxiang Wu, Herry Kim Wen e Yvan Fengwang, da unidade Ana Rosa, a startup desenvolveu uma Smart Band de Acompanhamento Médico. A pulseira de borracha utiliza QR Code para armazenar e agilizar o fluxo de informações dentro de hospitais, com cores que indicam diferentes condições dos pacientes, contribuindo para um atendimento mais rápido e assertivo.

Pet Pulse – Representando a unidade Vila Mascote, o grupo composto por Anne Takahashi, Arthur Santiago, Felipe Alencastro Silva, Giovanni Michele Cavalcanti e Thomas Itano apresentou uma coleira inteligente equipada com sensores para medir BPM, gasto calórico, temperatura e localização via GPS. A proposta é realizar um monitoramento diário da saúde dos pets, prevendo possíveis riscos com apoio de um aplicativo integrado.

Sayle – Criado pelos alunos Arthur Furuchi dos Santos, Eduardo Farias Massaoka, Mariana Yumi Kavamura dos Santos e Rafaela Bortone Rios, da unidade Valinhos, o aplicativo conecta consumidores a lojas físicas, reunindo informações sobre promoções, produtos disponíveis, tempo de permanência nos estabelecimentos e rotas otimizadas. O foco é facilitar a busca por informações comerciais e reduzir a frustração do consumidor.

Após as apresentações, a banca avaliadora anunciou o grupo vencedor: Pet Pulse, premiado com a bolsa integral.

Um dos integrantes do grupo, Giovanni Michele, celebrou o resultado: “Pensamos nessa ideia desde o começo do projeto e saímos do nada, sem nem saber o que era uma startup. Agora temos um projeto completo e ficamos muito felizes não só com a participação, mas pelo prêmio de melhor grupo. Estou animado em poder fazer parte da ESEG e agradeço a todos pela presença no dia de hoje”.

A edição de 2025 destacou o potencial criativo dos estudantes e reforçou o impacto do ensino de excelência do Grupo Etapa no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos jovens.