No dia 8 de dezembro, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, recebeu alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Etapa para a 13ª edição do ESEG Startup Summit, evento anual em que estudantes apresentam propostas de startups para uma banca composta por professores universitários.
A atividade consiste na formação de equipes que identificam necessidades ainda não atendidas pela sociedade e desenvolvem soluções criativas, estruturando pequenas empresas (startups) para resolver esses desafios. A iniciativa integra a disciplina extracurricular de Empreendedorismo e Finanças, conduzida pelo professor Edson Feghali. Ao longo do ano, o docente orientou os estudantes em todo o processo de criação das empresas, desde a concepção do produto ou serviço até sua validação.
Para o professor Edson, o evento representa a etapa conclusiva do projeto e é fundamental para a trajetória acadêmica dos participantes. “Por meio desse curso extracurricular do Colégio Etapa, desenvolvido em parceria com a Faculdade ESEG, os alunos podem se envolver em atividades relacionadas a empreendedorismo, como desenvolvimento de ideia, estruturação, criação de protótipos e muito mais”, explica.
Empreendedorismo na prática
A abertura do evento contou com a participação do coordenador de Projetos Educacionais da ESEG, Luiz Neves, que convidou alunos de Engenharia de Produção da Faculdade (Aline Bueno da Silva Cruz, Ana Carolina de Deus, Ana Luiza Parmelston, Lucas Pereira Silva, Mara Rubia Carvalho e Natalia Aparecida Souza) para apresentarem a startup Hexa Digital, focada na criação de sites profissionais e aplicativos personalizados. O projeto, desenvolvido no âmbito do Projeto Integrador sob orientação do professor Fernando Jardim, atende empresas com baixa presença on-line, auxiliando-as na construção de sua identidade digital.
O grupo demonstrou um pouco do que é feito durante as aulas no Ensino Superior e reforçou, aos estudantes do Ensino Médio, a importância do projeto que eles estão envolvidos como ponto inicial para o desenvolvimento de uma carreira com sucesso.
Na ocasião, Luiz também destacou a importância da iniciativa: “É importante destacar que o ESEG Startup Summit é um evento histórico, que envolve estudantes que optaram pela participação nessa disciplina extracurricular. Com isso, ao longo da trajetória, puderam ter acesso a conhecimento e desenvolvimento prático sobre empreendedorismo”, ressalta.
As apresentações
Três grupos participaram do ESEG Startup Summit, cada um com 10 minutos para apresentar e vender suas ideias ao estilo “Shark Tank” para uma banca formada pelos professores Edgard Rodrigues, Hong Yuh Ching, José Guilherme Campos, Paulo Kazuhiro Izumi e Thales Sakamoto, da Faculdade ESEG. O grupo vencedor recebeu como prêmio uma bolsa de 100% em um dos cursos de graduação da Instituição.
Conheça as propostas de cada grupo:
Vita Bands – Formada pelos alunos Aurora Lin Chen, Daniel Wenxiang Wu, Herry Kim Wen e Yvan Fengwang, da unidade Ana Rosa, a startup desenvolveu uma Smart Band de Acompanhamento Médico. A pulseira de borracha utiliza QR Code para armazenar e agilizar o fluxo de informações dentro de hospitais, com cores que indicam diferentes condições dos pacientes, contribuindo para um atendimento mais rápido e assertivo.
Pet Pulse – Representando a unidade Vila Mascote, o grupo composto por Anne Takahashi, Arthur Santiago, Felipe Alencastro Silva, Giovanni Michele Cavalcanti e Thomas Itano apresentou uma coleira inteligente equipada com sensores para medir BPM, gasto calórico, temperatura e localização via GPS. A proposta é realizar um monitoramento diário da saúde dos pets, prevendo possíveis riscos com apoio de um aplicativo integrado.
Sayle – Criado pelos alunos Arthur Furuchi dos Santos, Eduardo Farias Massaoka, Mariana Yumi Kavamura dos Santos e Rafaela Bortone Rios, da unidade Valinhos, o aplicativo conecta consumidores a lojas físicas, reunindo informações sobre promoções, produtos disponíveis, tempo de permanência nos estabelecimentos e rotas otimizadas. O foco é facilitar a busca por informações comerciais e reduzir a frustração do consumidor.
Após as apresentações, a banca avaliadora anunciou o grupo vencedor: Pet Pulse, premiado com a bolsa integral.
Um dos integrantes do grupo, Giovanni Michele, celebrou o resultado: “Pensamos nessa ideia desde o começo do projeto e saímos do nada, sem nem saber o que era uma startup. Agora temos um projeto completo e ficamos muito felizes não só com a participação, mas pelo prêmio de melhor grupo. Estou animado em poder fazer parte da ESEG e agradeço a todos pela presença no dia de hoje”.
A edição de 2025 destacou o potencial criativo dos estudantes e reforçou o impacto do ensino de excelência do Grupo Etapa no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos jovens.