Nesta segunda-feira (13 de maio), 55 estudantes e sete professores de cinco nacionalidades diferentes se reuniram na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa para dar andamento à fase presencial do Global Business Experience de 2024. Agora, em visita ao Brasil até a próxima semana, os alunos devem desenvolver um plano de negócios para uma empresa parceira. Para isso, terão atividades de imersão durante a ação.

O Global Business Experience teve seu início com a aula inaugural on-line no início de março. Os alunos se conheceram de forma virtual e desenvolveram técnicas de abordagem, análises empresariais e parcerias durante dois meses. Esse encontro presencial é o momento de encaminhamento para a visita às empresas e, em seguida, finalização do projeto com apresentação na ESEG.

Participam desta edição pessoas de cinco países: Estados Unidos (Washburn University), Bélgica (PXL University College), Holanda (Zuyd University of Applied Sciences), China (Wuhan University of Applied Sciences) e Brasil (ESEG e UMESP).

Os alunos, além da experiência em Negócios, também vivenciarão uma imersão cultural no Brasil potencializada pelo contato direto com alunos da ESEG.

O QUE É O GLOBAL BUSINESS EXPERIENCE?

O Global Business Experience é uma atividade promovida por cinco universidades localizadas nos EUA, Bélgica, Holanda, China e Brasil. Os países revezam a sede de cada edição. Em 2024, a ESEG é responsável por organizar o evento que reúne estudantes do mundo todo.

Divididos em grupos mistos, os alunos são convidados para resolver desafios propostos por empresas no país sede. A experiência dura cerca de três meses e se divide em uma fase on-line e uma fase presencial que encerra as atividades da edição.

Cada desafio abrange uma forma de Negócio diferente, como Marketing, Vendas, Gestão etc. A ideia é entender o cenário local e mundial da empresa e pensar soluções de modo conjunto.

Este ano, os desafios foram permeados pelas mudanças digitais no mundo dos Negócios. Exemplificam isto a construção de plataformas de Live Commerce, e-commerce e aplicativo voltado para dentistas, propostas das empresas IEST, Higimed e Grupo Salus, respectivamente. Além disso, os desafios envolveram melhoria na produção fabril pela MIDEA e construção de plano de Marketing para o Mérito Comercial.

IMERSÃO CULTURAL NO INTERCÂMBIO

A educação internacional vai muito além de estudos acadêmicos. Ao vivenciar experiências que reúnem diversas nacionalidades, os alunos têm a chance de viver e ter contato com diversas culturas e pessoas que, de qualquer outra maneira, não encontrariam.

Entender e interagir em cenários multiculturais traz diversos benefícios. Além dos mais explícitos, como ampliação de repertório e conhecimento, oportunidades desse tipo potencializam habilidades como empatia, solidariedade, sororidade, compaixão e compreensão. Pois, ao conviver com pessoas de background diferentes, fica mais fácil entender o próximo.

Pessoas constantemente expostas às diferenças acabam sendo mais resilientes e criativas, adaptam-se melhor a situações adversas e têm um pensamento aguçado para resolução de problemas, já que se acostumam a estar em situações de diferenças.

Aqui na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promovemos continuamente a internacionalização dos estudantes, porque além de vantagens na carreira e mercado, também colabora para o desenvolvimento eficaz e completo do indivíduo.