Construir totens de satisfação do cliente, que simulem uma nota para determinado serviço prestado. Esse foi o objetivo estabelecido aos alunos do sétimo semestre da disciplina de Automação Industrial do curso de Engenharia de Produção da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. Sob orientação da Profa. Ma. Gedeane Kenshima, os estudantes apresentaram seus projetos finais no dia 21 de junho no Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE).

A disciplina aborda os conceitos básicos sobre Automação Industrial, processos de fabricação, os primeiros passos em programação com Arduino, básico de eletricidade, aplicações de programação com uso de LEDs, botões, sensores e displays. E, para o desenvolvimento de projetos, os alunos aprendem sobre fabricação digital com a utilização de impressão 3D e corte à laser. Com isso, a construção dos totens foi uma importante atividade para que os estudantes aplicassem na prática os aprendizados teóricos vistos em sala.

De acordo com a Profa. Gedeane, o projeto teve foco não somente na automação industrial, mas também na comercial, tendo em vista que se trata de um protótipo já existente no mercado. Além disso, a iniciativa envolveu diversas frentes, como programação, eletrônica, fabricação digital (corte da estrutura por máquina a laser/impressão 3D), criatividade (customização da estrutura com pintura, adesivos e acessórios) e, sobretudo, o trabalho e a vivência em equipe

“Como cargos de Engenharia de Produção são voltados à gestão, é importante que os alunos conheçam os processos que irão gerenciar no futuro.  E a melhor forma para isso é colocar a ‘mão na massa’ e entender as adversidades que podem ocorrer na montagem, programação, integração e hardware. Afinal, Engenharia é resolução de problemas”, reforça a professora.

Os estudantes Isabella Cavalcanti, Nathalia Bezerra e Nicolas Alexandre criaram um totem de satisfação sobre o atendimento da ESEG, pois perceberam que a faculdade tem recebido muitas visitas de colégios. O projeto traz o logo e a cor da instituição e conta com cinco níveis de nota: perfeito, bom, neutro, ruim e muito ruim. A proposta do grupo é incorporar o totem ao final das visitas monitoras realizadas pela Faculdade e, a partir da análise desses dados, melhorar cada vez mais as ações promovidas pelo setor de Eventos, assim como o atendimento realizado pela área de Relacionamento com Escolas.

O aluno Nicolas reiterou que a partir da iniciativa conseguiu ver todo o funcionamento do produto. “Nós construímos o projeto do zero, desde a parte física até os códigos do Arduino. Antes nunca tínhamos tido um contato tão próximo com o ambiente de programação, então a disciplina de Automação Industrial ofereceu uma base muito sólida neste aspecto. Temos certeza que isso será de muita importância para o nosso futuro, pois poderemos aplicar o que aprendemos em outros projetos”, afirmou.

Dessa forma, a construção do totem é o resultado do compromisso que a ESEG e seus professores têm em tornar todo o ensinamento teórico em execução prática, visando uma formação completa dos estudantes para se destacarem no competitivo mercado de trabalho.