Em 11 de abril, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu, em parceria com a IEST Group e o Instituto Confúcio, uma palestra sobre as relações diplomáticas entre Brasil e China para que os alunos pudessem conhecer ainda mais sobre a atuação e empregabilidade de empresas chinesas no território nacional.

O Prof. Dimas Alberto Ferreira, diretor acadêmico da ESEG, realizou a abertura do evento e foi responsável por dar as boas-vindas aos palestrantes Luis Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp e pesquisador do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Hubei (China), e o sócio da IEST Group, Reinaldo Ma, especializado em consultoria empresarial com ênfase em negócios entre China e Brasil.

Para contextualizar os estudantes, Luis deu uma aula de história panorâmica, passando pelos momentos mais importantes entre os dois países, e ressaltou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.

O pesquisador contou sobre como começaram as primeiras relações decisivas durante o governo de Jânio Quadros, quando o vice João Goulart foi à China após a política externa independente (PEI) começar a ser implantada em 1961. Após um período de interrupção, as relações diplomáticas Brasil e China foram restabelecidas em 1974, durante o governo do Presidente Ernesto Geisel, até chegar ao atual cenário com o retorno das relações bilaterais entre os países com a visita do atual presidente do Brasil em abril de 2023. O diretor do Instituto Confúcio também apresentou uma tabela com os produtos importados e exportados, que favorecem essa relação, e mostrou quais são suas projeções para o futuro.

Já Reinaldo frisou aos estudantes a importância do aspecto cultural nos processos de contratação das empresas chinesas, assim como a influência de conceitos como “guanxi” (network) e “mianzi” (status moral) na avaliação de cada indivíduo.

“Apesar de o inglês ser uma língua dominante, falar o idioma do país é fundamental, principalmente para aqueles que têm intenção de se mudar para a China com o passar dos anos”, reforçou o executivo.

A estudante de Economia, Lana Ribeiro Kamugawa, foi uma das participantes da palestra e considerou a iniciativa fundamental para os jovens que desejam iniciar suas carreiras nesse mercado. Atualmente, ela trabalha no banco ICBC e tem contato direto com diversos profissionais chineses. Por isso, resolveu compartilhar uma dica valiosa para aqueles que desejam trabalhar em uma empresa chinesa: “Para quem quer atuar nessas empresas, a dica que dou é trabalhar duro e se dedicar 100%! Eles (os chineses) não gostam de trabalho meia boca e desejam resultados bem detalhados. Não é uma coisa fácil, mas é uma experiência que adquirimos com o tempo e enriquece nossa carreira”, contou a estudante empolgada.

Para finalizar o encontro, Reinaldo convidou os presentes para participarem da 6ª edição da Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas, que ocorreu na ESEG no último sábado (13/4), e ainda abriu um espaço de perguntas e respostas para esclarecer eventuais dúvidas dos presentes.