Alunos e professores de Direito da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa marcaram presença no VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar, realizado entre os dias 10 e 12 de outubro em Portugal, com apresentações de relevantes artigos e trabalhos acadêmicos produzidos no ambiente acadêmico.

O encontro, promovido pelo Ius Gentium Conimbrigae, centro de Direitos Humanos sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tem o propósito de unir a comunidade acadêmica para participar de debates sobre diversas questões sociais e jurídicas relacionadas aos Direitos Humanos. O evento também visa promover o desenvolvimento de ideias e teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

A participação no Congresso é possível mediante a candidatura e aprovação de trabalhos, artigos e projetos de pesquisa na área. Nesse contexto, é com grande satisfação que destacamos que os estudantes Aya Sugiya e Giuliana Ricci Graton, ambas do 6º semestre, e Marcos Marques Barbosa Sampaio Magalhães, do 3º semestre do curso de Direito, foram selecionados para apresentar suas pesquisas em uma das instituições mais renomadas da Europa. Além dos estudantes, a profa. Dra. Luciana Chiavoloni de Andrade Jardim e a profa. Me. Amanda Scalisse Silva também expuseram seus artigos no Congresso.

Para Marcos Magalhães, a experiência de participar de um congresso internacional foi fantástica. “Ter a oportunidade de conhecer profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de diversos lugares do mundo permitiu expandir minha visão sobre o lado acadêmico do Direito, assim como também fazer novos contatos, ouvir e discutir novos temas e problemáticas. Além do fato de, como estudante de graduação, poder produzir, apresentar e ter a possibilidade de publicar um trabalho acadêmico em nível internacional”, comenta o estudante.

De forma exímia, a ESEG se destacou no Congresso ao combinar as apresentações dos projetos com a participação significativa do corpo docente. A doutora Luciana, juntamente com o professor Me. Giovanni Paolo Pilosio, presidiram com excelência o Simpósio intitulado "Relações de trabalho e sustentabilidade: desafios e perspectivas", contribuindo de forma marcante para o evento.

“Não posso deixar de mencionar o quanto foi positiva a participação dos professores da

graduação da ESEG, desde a preparação, montagem de grupos de pesquisa e incentivo à

participação dos alunos, bem como assisti-los também apresentando seus trabalhos. Ter essa proximidade que extrapola a sala de aula é um diferencial bastante relevante”, complementa Marcos.

Mais do que essencial, a parceria promovida entre a Faculdade do Grupo Etapa e a Universidade de Coimbra possibilita que ações como esta se tornem possíveis e recorrentes. Importante principalmente para o aprimoramento da jornada universitária dos alunos, a mobilidade acadêmica entre as instituições permite experiências que agregam à formação dos estudantes.

Confira como foi a participação da ESEG no “VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar”: