No dia 27 de outubro, uma aula especial com o tema 'Ciências Kansei e Design Experience do usuário através de emoções para projetos de negócios' marcou o início do semestre no MBA em Gestão de Negócios da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa.

A palestra, ministrada pelo professor pós-doutor Rodrigo Queiroz Kühni Fernandes, da University of Tsukuba, no Japão, falou sobre os principais pontos positivos do design na indústria, por meio do UX (User Experience), e os desafios e oportunidades do trabalho no exterior. Alguns pontos discutidos foram a aproximação entre Design e negócios, evolução do Design, de sua função estética ao Design estratégico e a engenharia Kansei como metodologia que traduz as emoções do usuário em especificações de projeto. Além disso, foi realizada uma apresentação de estudo de caso desenvolvido para a indústria de brinquedos.

A coordenadora da Pós-graduação, Profa. Dra. Silvia Boarin, comenta que os temas abordados na palestra foram de grande relevância para os alunos. “Os principais pontos positivos do design na indústria, como o benefício para os produtos físicos e a valorização da marca são extremamente importantes e atuais no mundo corporativo. Através do design, os alunos podem conhecer e indicar soluções criativas e inovadoras para os produtos e serviços, além de satisfazer as necessidades dos clientes”, disse Silvia.

A pós-graduanda Taís Dantas do Nascimento exaltou a importância do Design na indústria, aplicado ao produto da Engenharia, e de entender a correlação à Gestão de Produto na criação de valor agregado. “É fundamental diferenciar os atributos de um produto ou serviço por meio do design, melhorar os processos das empresas, conhecer a experiência do usuário, além de fomentar a inovação. Não precisa ser uma grande empresa para investir em design”, apontou Taís.

Já o aluno Paulo Izumi disse que a aula possibilitou aos participantes refletirem sobre as relações entre o Design e as emoções, com base em uma ciência que combina  diferentes conhecimentos, como a matemática, a estatística, a psicologia e o design. “A palestra também propiciou uma aproximação sobre as possibilidades de uso de metodologia para desenvolvimento de produtos, de forma não-convencional, isto é, através das percepções e sentimentos do usuário diante de um bem ou um serviço”, destacou o estudante.

O MBA da ESEG está sempre em busca de uma formação além da teoria. “Nosso curso aborda todas as áreas da empresa e, conhecer a importância do design aplicado aos produtos, agrega valor à formação dos estudantes”, finalizou a coordenadora Silvia.

Conheça aqui um pouco mais sobre os programas de Pós-graduação da ESEG.