A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, por meio da disciplina de Gestão em ESG do MBA em Gestão de Negócios, realizou, na última terça-feira (12), a palestra 'Sustentabilidade e a Estratégia ESG na BASF'.

Para falar sobre o tema ESG (Environmental, Social and Corporate Governance - traduzido como governança ambiental, social e corporativa), a professora Melissa Schleich recebeu Ana Luísa Michi, consultora de sustentabilidade para BASF na América do Sul.

Ana Luísa falou sobre a sua carreira e sobre as estratégias utilizadas pela BASF para práticas de ESG. 'A área sustentável é muito promissora e as empresas estão aumentando e ofertando vagas em todo o mundo, pois, hoje em dia, precisam demonstrar na prática o que antes apenas ficava em teoria', explicou a convidada.

A palestrante também citou o Pacto Global da ONU, maior ação de sustentabilidade corporativa, com mais de 16 mil membros de 160 países. O termo ESG, que surgiu como visão mais aberta de sustentabilidade com os pilares Social e Governança, além do Ambiental, foi criado dentro por esse Pacto.

Independentemente da profissão escolhida pelos alunos, Ana Luísa destacou a importância de saber todas as áreas da Gestão, seja de pessoas ou projetos. 'Como futuros gestores, vocês precisam preparar a comunidade e as empresas para casos de acidentes e questões do dia a dia'.

Ao final da palestra, os estudantes puderam trocar experiências e tirar dúvidas quanto ao ESG e ao trabalho realizado pela convidada. 'Fiquei lisonjeada em poder colaborar com uma turma tão bacana, com perguntas muito relevantes e assertivas para a nova geração de gestores. Foi uma honra estar com vocês', finalizou Ana Luísa.

Para Melissa, a palestra foi uma excelente oportunidade de troca da profissional com a turma de MBA. 'Tivemos uma palestra interativa com Ana Luísa Michi, que nos falou sobre como é trabalhar gestão em uma área de ESG / Sustentabilidade'.

A próxima palestra sobre ESG está marcada para o dia 3 de maio. A convidada será Cintia Cespedes, gerente de sustentabilidade e ESG na PwC.

Saiba mais.