ESEG - Faculdade do Grupo Etapa tratou com os alunos da pós-graduação sobre o tema que está em alta

Na última terça-feira, 3 de maio de 2022, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, a convite da professora Melissa Schleich, recebeu a palestrante Cintia Oller Cespedes para falar sobre 'A importância da Materialidade em ESG'.

Os alunos do MBA em Gestão de Negócios entenderam os aspectos gerais de ESG (Environmental, Social and Governance), traduzido como práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização; os aspectos setoriais e, por último, os aspectos específicos.

Segundo Cintia, 'a empresa precisa ter o olhar para dentro e para fora e verificar o que se torna prioridade para ela, fazendo a gestão internamente e depois a comunicação externa'. Ainda de acordo com a palestrante, o ESG não é obrigatório, mas o mercado exige e a materialidade – hierarquia dos temas mais importantes relacionados às atividades de uma empresa –  ajuda a saber o que comunicar e como realizar as ações dentro das práticas.

O ESG é uma tendência que interessa às empresas, pois as materialidades se tornaram motivo de questionamento pelos clientes, fornecedores, investidores, imprensa, sociedade e até colaboradores e, muitas vezes, é fator decisivo no momento de compra e escolha.

Para ajudar nas escolhas dos temas, é utilizada a metodologia de engajamento de Stakeholders 3W: Why (por quê), What (como) e Who (quem).  A empresa tem que saber o porquê da ação, para que se possa aplicar internamente em um primeiro momento e depois comunicar de forma clara as estratégias realizadas.

No final da palestra, os alunos puderam expor dúvidas e opiniões, contribuindo para a formação e aprendizado na pós-graduação, sempre atual e constante às mudanças e exigências do mercado de trabalho.