Como parte do Global Honors Program 2025, no dia 13 de maio, Raejean Stokes, Adida Cultural do Consulado dos EUA, ministrou uma palestra para intercambistas americanos e estudantes brasileiros integrantes do Buddy Program da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa.
A palestra, promovida a convite da Instituição, abordou as relações diplomáticas do Brasil com os EUA na atualidade, destacando como funciona, na prática, o dia a dia de um funcionário de um consulado, além da importância deste trabalho para a convivência dos países.
Raejean contou sua trajetória profissional no Consulado Americano, compartilhando sua experiência em vários países, como México e Turquia até chegar ao Brasil. Como parte do serviço, uma Adida viaja para vários lugares específicos de um país ao longo de três anos. Em terras brasileiras há quase um ano, a palestrante destaca que a relação entre diferentes pátrias é benéfica e faz com que ambos cresçam juntos.
“Hoje foi uma grande oportunidade para os alunos americanos e brasileiros aprenderem mais sobre diplomacia, especialmente o porquê dos EUA estarem focados no Brasil e como esta forte parceria é vista com otimismo para o futuro”, explica a diplomata sobre o peso da palestra para os estudantes.
Ao final da conversa, foi aberta uma sessão de perguntas para os presentes, uma ótima oportunidade ótima para tirarem dúvidas sobre o ofício e conhecerem melhor sobre diplomacia e relações internacionais.
“É super importante abordar este assunto, com uma conversa bem amigável e informal e com a presença dos alunos americanos. Com certeza ajudou na integração com eles, além de preparar o terreno para os próximos dias que passaremos com eles na ESEG”, exalta Alice Antoniassi, aluna de Direito da Faculdade.
A palestra integra a iniciativa Global Honors Program, promovida pela ESEG junto à Roberts Wesleyan College. Por meio desse programa, estudantes americanos têm a oportunidade de vivenciarem uma experiência multicultural aprofundada na cultura brasileira, com uma rica troca de conhecimentos com alunos brasileiros.
Para Kyle Torrey, aluno intercambista, sua hospedagem no Brasil está sendo incrível, principalmente com a recepção calorosa de seus Buddies: “Até agora minha experiência no Brasil tem sido incrível. Os passeios estão ótimos e o tempo que ficamos aqui no campus da ESEG está muito divertido”, relata o aluno.
Já para Megan Ramich, além da palestra ser importante para entender a relação dos países, a empolgação com a nova cultura é incrível: “É minha primeira viagem para o exterior, e tem sido muito divertido o tempo aqui. A palestra ajudou a ter uma noção do que esperar do Brasil, e isso é muito empolgante!”, finaliza a aluna.
O programa acontece até 27 de maio e a Faculdade ESEG está de portas abertas para os norte-americanos.