O que é OBRIGATÓRIO no dia da prova

Basicamente existem apenas dois itens obrigatórios para os candidatos no dia da prova do ENEM, documento de identificação e caneta.

Todos estudantes que forem fazer a prova, devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, como a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Carteirinhas de estudante e carteirinhas de clubes não serão aceitas como documento oficial. Também não são aceitas cópias de documentos, nem mesmo as autenticadas.

Reforçamos também que se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar no dia da prova um boletim de ocorrência.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre os documentos, você pode acessar o edital do Enem 2019, para conferir a informação.

Durante a prova só será permitido o uso de uma caneta esferográfica de tinta preta, daquelas feitas com o material transparente. Para evitar qualquer imprevisto, leve sempre duas canetas pretas, dessa forma, se uma falhar você terá um reserva.

Canetas de quaisquer outras cores não serão aceitas, pois impossibilitam a leitura óptica do cartão de respostas.


Itens NÃO OBRIGATÓRIOS, mas que ajudam no dia da prova

Para ajudar o estudante a localizar o local da prova e a sala onde serão aplicados os exames, sugerimos a impressão do Cartão de Inscrição do Enem. Não é obrigatório, mas ajuda a ter acesso às informações.

Se precisar comprovar a presença na prova, para apresentar no trabalho. O candidato deverá levar uma declaração de comparecimento já impressa e solicitar a assinatura do coordenador (que fica na sua sala do ENEM) no dia da prova. O formulário fica na página do participante.

Os lanches são permitidos pelo INEP, mas é importante atentar-se aos itens permitidos e como armazená-los.

Todos os alimentos que forem industrializados como salgadinhos, biscoitos, chocolates, barrinhas de cereal e iogurtes, só serão permitidos se estiverem lacrados, ou na embalagem original ou em um recipiente transparente. Tudo é checado e vistoriado antes do estudante entrar na sala para iniciar a prova.

Evite comidas pesadas antes da prova, porque elas podem dar sono e causar desconforto, mas é importante alimentar-se adequadamente. Comer demasiado, assim como ficar com fome, podem atrapalhar o seu rendimento.

Leve uma garrafinha de água transparente para evitar pedir ao fiscal para liberá-lo para ir até o bebedor. Manter-se hidratado ajuda a na concentração.


O que NÃO é permitido levar para o Enem 2019

Conforme já dissemos no início do texto, não é permitido levar para o ENEM qualquer outro material que não seja uma caneta preta. Sendo assim, ficam de fora canetas de outras cores, lápis, lapiseira, régua, borrachas, apontadores, impressos, livros e anotações.

“Significa que vou ter que fazer os meus cálculos no caderno de questões a caneta? E se errar e precisar apagar? ”

Não se preocupe com o Caderno de Questões, você poderá rabisca-lo à vontade! O que conta para sua nota e pontuação é o Caderno de Respostas (aquele que você preenche as bolinhas).

Equipamentos eletrônicos como celulares, relógios smart, não poderão ser utilizados durante a prova. Você poderá levá-los, mas eles devem ser desligados e colocados em uma embalagem lacrada, que será entregue somente após a prova.

Importante! Se o celular ou dispositivo eletrônico tocar, vibrar ou emitir qualquer som, a prova será eliminada!


Dicas extras

No dia da prova é comum o trânsito aumentar bastante próximo dos locais de provas e algumas ruas costumam ser bloqueadas. Por isso, é importante avaliar bem quanto tempo você leva de casa até o seu local de prova e programar-se para chegar com antecedência. Lembre-se que você precisa chegar ao local de prova, entrar no prédio e achar sua sala, antes do início da aula. Não dê mancada, chegando atrasado!

Os portões fecham pontualmente às 13h (horário de Brasília). Como este ano não teremos horário de verão, pode existir uma variação de horário baseado no local da sua prova.


Confirme seu horário para não ter dúvidas e SAIA COM ANTECEDÊNCIA!

A prova será dividida em dois dias em 2019. Ficando da seguinte forma:

Primeiro dia: 03/11/2019, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h às 13h30: procedimentos de segurança na sala de provas
13h30: início das provas
19h: término das provas


Segundo dia: 10/11, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h às 13h30: procedimentos de segurança na sala de provas
13h30: início das provas
18h30: término das provas


Atenção!

Lembre-se que o horário é baseado no horário de Brasília.  Por tanto, se mora em estados que possuem fusos diferentes, tem que ficar atento e seguir esse horário padrão.

A partir das 13 horas serão entregues o caderno de questões, cartão-resposta e a folha de redação (que têm seu nome). Após esse horário, é proibido ir ao banheiro sozinho. Por isso, é importante se organizar e ir ao banheiro antes de começar a prova, evitando ficar desconcentrado por conta do aperto e principalmente desperdiçar seu tempo indo ao banheiro.


O que pode eliminá-lo no ENEM

O item mais comentado sobre eliminar um estudante do ENEM é o atraso, mas existem outros pontos importantes que devem ser considerados:

  • Prestar declaração falsa ou que não seja exata
  • Comunicar-se, a partir das 13h, com alguém que não seja o aplicador
  • Sair da sala depois das 13h sem que esteja acompanhado de um fiscal (como por exemplo ir ao banheiro desacompanhado)
  • Ir embora antes das duas primeiras horas de prova
  • Não entregar ao aplicador o caderno de questões caso saia
  • Não aguardar os procedimentos de segurança, na sala, entre 13h e 13h30
  • Começar a prova sem autorização, antes das 13h30

Seguindo essas orientações você não terá nenhum problema para realizar a sua prova, é só colocar o seu conhecimento em prática e manter o coração calmo!

E aí, preparado para o ENEM?