Em uma noite inspiradora, no último dia 08 de agosto, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa recebeu a Dra. Carla Sarni, CEO do Grupo Salus, para ministrar a palestra “Transformando Não em Sim”. O evento aconteceu no Auditório B2 do Campus Ana Rosa, conduzido pelo Prof. Dr. José Guilherme Campos, coordenador do curso de Administração, e contou com a presença de mais de 300 pessoas

A executiva é fundadora da Sorridents, rede de clínicas odontológicas mais premiada da América Latina que se tornou case de estudo das universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos. Em sua trajetória de sucesso, consolidou o Grupo Salus como uma holding que, além da Sorridents, reúne empresas no setor de saúde, beleza e bem-estar  como GioLaser, Olhar Certo, Amo Vacinas e Mira Hospital Oftalmológico. Atualmente, Dra. Carla é considerada uma das maiores empreendedoras do Brasil.

O encontro reuniu alunos, professores e funcionários da ESEG, alunos do curso de Empreendedorismo e Finanças do Colégio Etapa, assim como pessoas da sociedade interessadas no tema. Ao longo da noite, a Dra. Carla contou sua trajetória pessoal e profissional com o propósito de demonstrar como os desafios e obstáculos encontrados no caminho do empreendedorismo podem ser superados.

A história de empreendedorismo da CEO iniciou aos  12 anos, quando sonhava em ter uma bicicleta. Vinda de uma família humilde, ela resolveu iniciar uma pequena venda de carretéis de linhas na frente de um supermercado e, posteriormente com sua tia, uma venda de bijuterias. Com isso, conseguiu reunir o dinheiro necessário para a aquisição de sua tão esperada bicicleta.

Aos 17 anos, Dra. Carla, que morava em Pitangueiras, no interior de São Paulo, foi aprovada no curso de Odontologia na Unifenas, em Minas Gerais, e precisou se mudar. Para custear os estudos, bem como as despesas de moradia, começou, durante o dia, a vender roupas, sapatos, bombons e copos de água na porta da universidade. Já à noite, realizava as vendas em repúblicas de estudantes. “Eu me formei com muito orgulho, sem dever nenhum centavo a ninguém. O primeiro passo para ter sucesso é a determinação. A maioria das pessoas desiste antes mesmo de realizar os sonhos, porque vencer dá trabalho.”, ressaltou.

Após formada, Dra. Carla veio para a capital de São Paulo e iniciou sua trajetória profissional em uma clínica na Zona Leste. Em seis meses, por meio do excelente trabalho, ela fidelizou um grande número de pacientes e, assim, abriu o seu próprio consultório. A partir desse momento, ela iniciou sua jornada no empreendedorismo

A empresária contabiliza muitas vitórias, mas também crises. A mais marcante ocorreu em 2009: uma dívida de 23 milhões, em que teve de vender o apartamento para remunerar os seus funcionários e batalhar para conseguir o restante do dinheiro por meio de aporte bancário. “Muitas vezes empresários quebram, pois não querem se indispor ou tomar decisões difíceis. Eu já passei por três crises, uma em 2009, outra em 2014 e a pandemia em 2020. Então imagine se a cada problema eu tivesse vontade de largar tudo? A nossa vontade de vencer deve ser maior do que qualquer desafio.”, argumentou.

Ao final da palestra, os presentes ainda puderam participar de uma sessão de perguntas e respostas com a CEO do Grupo Salus, enriquecendo ainda mais o conhecimento de todos acerca do empreendedorismo.

A ESEG expressa imensa satisfação em proporcionar à sua comunidade eventos tão inspiradores como esse. Trata-se de um reflexo do comprometimento que a Faculdade tem em formar profissionais cada vez mais determinados e capacitados para atravessar com maestria as adversidades de sua jornada.

Confira mais imagens do evento abaixo: