No dia 25 de maio, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa recebeu a palestrante Ana Cabral, empreendedora em série e fundadora da Baruk, startup que trabalha com análise e automação de dados e inteligência artificial (IA). Em um bate-papo muito especial, Ana falou sobre "A Era da Transformação Digital", onde abordou os desafios e as oportunidades que a IA apresenta para empreendedores, gestores e profissionais de todas as áreas.

A palestrante esteve na ESEG à convite do professor Paulo Kazuhiro Izumi para compartilhar seu conhecimento especializado e insights valiosos. "Ana Cláudia explorou de forma abrangente como a transformação digital está moldando os negócios e a sociedade como um todo. Ela destacou o papel crucial da inteligência artificial como uma poderosa ferramenta para impulsionar a inovação, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente", contou o docente.

A empreendedora ainda destacou como a automação de tarefas rotineiras permite que os empreendedores foquem em atividades estratégicas, impulsionando a produtividade e a competitividade dos negócios.

O coordenador de Administração, José Guilherme Campos, e o professor Edgard Rodrigues também estiveram presentes acompanhando as turmas da disciplina de Empreendedorismo & Inovação, que envolve os cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, assim como da matéria de Planejamento Estratégico, do curso de Administração.

Ana Cláudia também discutiu as implicações éticas e sociais relacionadas à adoção da IA, em que enfatizou a importância de considerar os impactos no mercado de trabalho e a necessidade de uma abordagem responsável ao utilizar essa tecnologia disruptiva.

Sua apresentação despertou reflexões importantes sobre como a inteligência artificial está mudando os modelos de negócios, melhorando os processos de produção, a gestão de recursos e as dinâmicas socioeconômicas, ao passo que gera novos desafios para o seu desenvolvimento e implementação.

Ao final da apresentação, os alunos foram encorajados a explorarem o potencial da transformação digital em seus projetos e carreira, desenvolvendo uma mentalidade empreendedora que esteja alinhada às mudanças em curso.