Na noite de 19 de fevereiro, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa promoveu uma Aula Magna sobre Inteligência Artificial (IA) e seus impactos nos negócios e nas carreiras. O evento foi realizado no auditório do Campus Ana Rosa e contou com a presença de alunos, professores e entusiastas do assunto.

Para recepcionar os presentes, o professor e coordenador do curso de Administração, José Guilherme Campos, deu as boas-vindas ao público e reforçou a importância do tema frente ao mundo corporativo, além de destacar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Carreiras, área de empregabilidade da ESEG. “Buscamos incessantemente a empregabilidade e a preparação de nossos alunos para os desafios da atualidade, sejam eles nacionais ou internacionais. Por isso, nesta noite, trazemos um tema de essencial discussão para aqueles que desejam estar inseridos no mercado atual e futuro: o uso da Inteligência Artificial, mais conhecida por IA, que vem crescendo consistentemente nos negócios”, explicou o professor.

O primeiro palestrante da noite foi Marcel Saraiva, gerente nacional de Vendas Enterprise  da NVIDIA, uma das líderes mundiais na área de tecnologia e que está entre as 10 empresas de maior valor de mercado no mundo. O executivo destacou o crescente interesse de nomes como Elon Musk e Mark Zuckerberg na aquisição de GPUs (Unidade de Processamento Gráfico) da NVIDIA para projetos de IA para suas redes sociais, respectivamente, X (antigo Twitter) e Facebook.

Saraiva também alertou para os desafios éticos relacionados ao desenvolvimento da IA, citando casos como o recente escândalo envolvendo a ilustração do Frankenstein, desclassificada do prêmio Jabuti devido ao uso de uma ferramenta de criação de imagens.

Já a segunda palestra ficou por conta de Sandor Caetano, Chief Data Officer na PicPay e co-autor do livro “O cientista e o executivo”. Com uma vasta experiência na área de Inteligência Artificial, passando por empresas como  iFood e Nubank, Sandor abordou os benefícios práticos da IA no ambiente corporativo, enfatizando sua capacidade de otimizar processos e liberar recursos humanos para atividades mais estratégicas.

Ambos os palestrantes apresentaram uma variedade de exemplos de uso da IA, desde aplicações positivas, como, por exemplo, a automação de processos em restaurantes com o uso de totens, até questões preocupantes, como o potencial para programação maliciosa e vazamento de dados sensíveis.

Para Gabriel Gutierrez, aluno de Engenharia da Computação da ESEG, as palestras foram uma oportunidade enriquecedora de aprender com especialistas sobre o assunto e de destaque no mercado.
“Apesar de não ser minha área diretamente, gosto de aprender mais sobre IA. Acho muito legal a iniciativa da Faculdade em promover uma aula com pessoas tão grandes no mercado. Além de ter atendido minhas expectativas, a Aula Magna deu uma quebra na rotina da semana”, destacou.

Após as palestras, Sandor e Marcel participaram de uma sessão de perguntas e respostas, em que puderam esclarecer dúvidas pontuais do público e destacaram a necessidade de cautela ao regulamentar a IA, argumentando que o conhecimento atual sobre suas potencialidades ainda é limitado e uma regulação prematura poderia prejudicar sua evolução.

Ao final do evento, os presentes também participaram de um sorteio de alguns exemplares do livro “O cientista e o executivo”, de autoria de Sandor Caetano e Diego Barreto.