Como parte da disciplina Projeto Integrador 1 dos cursos de Administração e Economia da Faculdade ESEG, no dia 03 de setembro, os alunos puderam participar de uma palestra exclusiva sobre desenvolvimento de jogos.

A proposta da disciplina é estimular os estudantes, em grupos, a realizar pesquisas aprofundadas sobre temas de educação financeira, com o intuito de desenvolver jogos que contribuam para o aprendizado financeiro de jovens. 

O evento foi uma parceria com a Editora Devir, uma das principais empresas brasileiras referência em jogos de tabuleiro e RPG, fundada em 1987, com presença em países de língua inglesa, espanhola e japonesa. A Editora tornou acessível movimentos culturais que não existiam fora dos países onde foram originalmente criados, procurando desenvolver os mercados da imaginação e tudo o que diz respeito à fantasia, aventura, ficção científica, jogos e quadrinhos. 

A ação foi articulada pelo professor Maurício Nakahodo, docente responsável por ministrar a disciplina neste semestre, que explicou o propósito da palestra: “Essa ação com a Devir nos possibilitou entender duas dimensões complementares do uso de jogos no processo educacional. Primeiro, discutiu-se o potencial pedagógico da aplicação de histórias em quadrinhos, RPG e jogos de tabuleiro como ferramentas de aprendizagem. Em seguida, um desenvolvedor renomado compartilhou sua trajetória na criação de dezenas de jogos, trazendo dicas sobre como transformar ideias em experiências lúdicas de impacto”.

Durante a palestra, os estudantes entenderam que a utilização de histórias em quadrinhos (HQs), RPG (Role-Playing Games), jogos de tabuleiro e videogames na educação vai muito além da simples diversão. Tais subsídios são ferramentas poderosas e com grande potencial pedagógico, pois promovem uma aprendizagem ativa, engajadora e colaborativa, fazendo com que essas ferramentas transformem o processo de desenvolvimento pessoal em uma experiência mais interativa e significativa. Elas se tornam ferramentas que estimulam a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade, tornando o estudante o protagonista de seu próprio aprendizado.

De acordo com o Prof. Maurício, essa vivência conecta-se diretamente ao Projeto Integrador 1, que busca tornar a educação financeira mais acessível por meio de metodologias inovadoras. “Nesse contexto, os jogos se destacam como recurso de metodologia ativa de aprendizado, favorecendo a compreensão e a vivência de conceitos financeiros, além de aproximar o tema da realidade dos jovens e da sociedade de forma envolvente e prática”, ressalta o docente.

Ao final do evento, a Devir efetuou a doação de jogos para os alunos e para a Faculdade utilizar no ambiente acadêmico. 

Parcerias como esta destacam a importância que a Faculdade ESEG traz ao aprendizado prático, colocando como principal foco, o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.