Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Etapa tiveram a oportunidade de vivenciar na prática uma rica atividade de imersão no mundo dos Negócios durante o Experience ESEG, promovido pela Faculdade do Grupo Etapa no último sábado, 20 de abril. 

Nessa experiência imersiva, os 62 alunos presentes, divididos em dez grupos, receberam o desafio de criar a teoria de uma empresa funcional. Divididos em grupos a partir de quatro pessoas, os alunos do Colégio precisaram desenvolver seis pilares essenciais da administração de empresas: Marketing, Recursos Humanos, Fabricação, Imobilizados, Insumos e Finanças. 

Ao longo do dia, os estudantes precisaram atuar como verdadeiros administradores, gerindo seus negócios a partir de uma plataforma on-line de simulação. Nesse ambiente, foram responsáveis por administrar todo o caixa da companhia, fazer empréstimos, pagar contas, cobrir custos, gerir funcionários, analisar concorrência e muito mais. A simulação foi montada em um planejamento global, com a proposta de arrecadar dinheiro, desenvolver a empresa, tomar decisões e não falir ou cair em dívidas. 

O primeiro momento do dia focou-se na compreensão da plataforma e sua funcionalidade. Dessa maneira, os alunos foram incentivados a fazer uma simulação empresarial teste, onde puderam realizar os exercícios, tomar as decisões administrativas e, ao final, receber uma nota média de acertos e erros. 

O momento foi importante para os alunos entenderem conceitos de administração, quais tipos de decisão fazem ou não sentido na área, esclarecer dúvidas e receberem feedback de como melhorar o fluxo e decisões.

Simone Ferreira Gonçalves da Mota, coordenadora do Colégio Etapa, ficou satisfeita com o desempenho dos estudantes na primeira fase. Para ela, o especial do dia não foi somente o ensino sobre administração em si, mas as diversas habilidades comportamentais e técnicas desenvolvidas ao longo da ação. "Eles estão envolvidos em uma atividade em que são empresários e donos de uma empresa. Com isso, vão se deparar com problemas que demandam soluções rápidas, assertivas e que demandam trabalho em equipe. Não é algo fácil! Então, essa iniciativa desenvolve habilidades que precisam ter na vida real", comenta.

Para a educadora, as habilidades comportamentais que mais se destacaram foram a resiliência e o trabalho em equipe: "Eles entenderam que trabalhar em grupo tem uma reação. Houve um problema, consequentemente existe uma ação a ser tomada. Essa reação gera consequências. Compreenderam que é fundamental escutar uns aos outros. E que, muitas vezes, o ego vai precisar ser abafado, porque alguém vai ter uma ideia melhor. Essa compreensão é importante porque o cooperativismo é muito presente no dia a dia profissional", complementa.

EXPERIENCE ESEG NEGÓCIOS “PARA VALER”

Após entender como as decisões afetam o sucesso de diversas áreas da empresa, os estudantes foram separados em salas para, durante as horas seguintes, passarem pelas outras rodadas do desafio, nas quais foi necessário discutir as melhores estratégias para cada negócio. A cada rodada, era possível verificar o lucro obtido pela empresa a partir das estratégias definidas e das decisões tomadas.

Após a última rodada, os alunos tiveram a chance de, então, simular uma reunião de apresentação de resultados anuais para o Conselho Consultivo, composto pelos professores Dimas Ferreira (diretor acadêmico da ESEG), Edgard Rodrigues, Fabiana Bortoleto, Johnny Mendes, José Guilherme de Campos (coordenador do curso de Administração) e Tobias Parente. Os docentes formaram par com alunos dos anos finais de Administração da ESEG: Bianca Souza, Caio Barreto, Christian Xavier, Eduardo Abdo, Giovanna Lima e Henrique Fonseca (formado).

Como verdadeiros empresários e diretores de áreas dentro das empresas fictícias criadas, os alunos precisaram apresentar as estratégias estabelecidas e os resultados obtidos em seus negócios de modo a defender sua operação. 

Ao término da rodada de apresentações, cada grupo ganhou uma nota que variou entre a obtenção de lucro e apresentação do case. Os dois primeiros grupos colocados foram premiados pela ESEG com uma bolsa de estudo, sendo 80% aos integrantes do primeiro lugar e 70% aos estudantes do segundo lugar, ambas válidas durante toda a graduação da Faculdade do Grupo Etapa com início no primeiro semestre de 2025. 

Questionados sobre a estratégia usada, os alunos do grupo vencedor responderam: “Resumindo muito, a estratégia foi confiança, perseverança e trabalho em equipe. A gente confiou um no outro. E conseguimos um resultado financeiro bom. Concordamos em não ter um retorno financeiro bom no começo, mas investir bastante e, como resultado, ter uma explosão na nossa mão. E funcionou!”, destacou o estudante do Colégio Etapa, Guilherme Ribeiro Batista Santoni Borges. 

Além das premiações e certificações fornecidas, o evento foi uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem na prática sobre o mundo dos negócios. Desta forma, tiveram uma noção mais assertiva do funcionamento de mercado da área, o que contribui para a tomada de decisão de carreira a ser seguida por cada um deles.

Para o Prof. Dr. Tobias Parente, docente do curso de Administração da ESEG, experiências “mão na massa” como esta são essenciais àqueles que passam por um momento de decisão de carreira, principalmente para quem deseja seguir o caminho da Administração de Empresas. 

“Em uma atividade como esta, eles aprendem que uma ideia que nem parecia tão boa pode dar certo; que o mercado muda muito rapidamente, então precisam lidar com o incerto. Nessa experiência, foi possível identificar quem tem aquela personalidade em comum de quem começa a cursar Administração. É o que chamamos de profissional generalista: a pessoa gosta de várias coisas, como finanças, gestão, marketing, produção… Nesta área, é fundamental esse gosto de conhecer coisas diferentes”, analisou o docente.

A experiência não foi rica somente aos alunos do Ensino Médio. Para os professores e coordenadores envolvidos, também foi uma oportunidade de se conectar com a geração que, em breve, estará nos bancos da faculdade, entender seus pontos fortes e como trabalhar com estes jovens em aula. Já para os alunos de Administração da ESEG que estiveram envolvidos na ação, foi uma rica ocasião de estar do outro lado do cenário acadêmico. Foi o momento de avaliar, ao invés de serem avaliados, colocando todo seu conhecimento em prática e, assim, exercitando a própria atuação no mercado. 

“Como tive essa matéria de simulação empresarial ao longo do curso, consegui avaliar a situação por outro ângulo. Pude ver os dados das pessoas e como elas tomaram aquelas decisões”, diz Bianca Souza, aluna do sétimo semestre de Administração e atual analista na Braskem. “Posso dizer que essa atividade agregou à minha formação porque consegui conciliar tudo que vi aqui na Faculdade e no estágio. Ao verificar tudo que fazia sentido, pude fazer uma análise detalhada de cada empresa”, complementou.