A Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, realizou, em maio, mais uma etapa do Global Business Experience, programa idealizado pelo setor ESEG International. Voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, o Global trouxe uma oportunidade incrível de intercâmbio cultural, onde os graduandos participaram de um programa imersivo no ambiente de negócios globais na China.


Antes da viagem, o programa realizou algumas atividades de integração. Durante três meses, os alunos da ESEG se reuniram, de forma on-line, com outros estudantes das universidades parceiras: PXL University College - Bélgica, a Washburn University, EUA, e Wuhan University of Sciences & Technology, China. Como parte da atividade, foi apresentado um estudo de caso de uma empresa local do país sede, e os grupos de trabalho foram formados por discentes das várias universidades, visando que ideias e perspectivas diferentes fossem abordadas nas propostas de negócios para as empresas.


Durante este período, os estudantes realizaram pesquisas a respeito do mercado e do país do intercâmbio, a China. A cada encontro, os grupos desenvolviam mais suas habilidades profissionais e senso crítico, trazendo mais discussões e buscando soluções para o estudo de caso. Os estudos serviram como base para a tão esperada viagem de duas semanas.


A professora Vanessa Martins, mentora do Global Business e responsável pelo ESEG International, área de internacionalização da Faculdade do Grupo Etapa, fala sobre a oportunidade. “Nossos alunos tiveram uma chance de aprendizagem inovadora, que agrega competências essenciais ao profissional do século XXI, como compreensão do mundo globalizado e interconectado, pensamento crítico e analítico, criatividade e flexibilidade para atuar em diferentes culturas. Por isso, a importância de participar de projetos como esse ainda durante a graduação”, destaca.


Pedro Miyanojara Serra, aluno de Administração da ESEG, fala sobre a chance que teve de agregar um intercâmbio para a vida profissional. “Antes de participar do programa, eu me sentia satisfeito com a ideia de construir uma carreira sólida no Brasil. No entanto, essa experiência internacional ampliou significativamente minha perspectiva. Conviver com colegas de diferentes nacionalidades, compreender outras culturas organizacionais e participar ativamente de um projeto com impacto real em uma empresa chinesa me fez perceber o quanto posso, e quero, expandir meus horizontes profissionais”, relata o estudante.  Ellen Cubas da Silva, aluna de Engenharia Produção, também sentiu que o intercâmbio abriu uma nova visão profissional ao estar em outro país. “Participei do Global Business Experience ano passado, no Brasil, e desta participei da edição da China. Foi uma experiência incrível poder participar de uma Startup de logística junto de alunos da Bélgica, EUA e China”. Durante duas semanas, os intercambistas participaram de atividades presenciais na China, aprenderam sobre a cultura do país acolhedor e realizaram um estágio intensivo nas empresas estudadas. Os estudantes conheceram as cidades de Shanghai, Beijing, Xian, Wuhan (onde ocorreu a imersão em empresas) e também puderam conhecer Hong Kong e Macau, como parte cultural. 

Para o coordenador de Administração, José Guilherme Campos, a experiência para os alunos foi transformadora: “Ter a oportunidade de conhecer uma cultura nova, conviver com pessoas diferentes e colocar em prática o que aprenderam, além de poder compartilhar com outras culturas, é transformador e único para o futuro profissional deles”, explica.

Durante o tempo na China, as equipes de alunos puderam participar de visitas técnicas, workshops e reuniões com representantes das empresas parceiras. A programação intensa de atividades proporcionou aos estudantes uma compreensão profunda sobre as companhias e seu contexto organizacional. A experiência permitiu vivenciar, de forma prática, a dinâmica de uma organização chinesa, possibilitando a observação direta de aspectos como hierarquia rígida, comunicação formal e o papel da coletividade nas decisões. 

Giovana Paes de Arruda Nunes, discente de Administração, também falou sobre a oportunidade. “São culturas totalmente diferentes e existe a barreira linguística. A imersão cultural impacta bastante, pois é uma realidade muito diferente do que vivemos aqui. Conheci muitos pontos turísticos, como Xangai, Pequim, Xian, Wuhan e Hong Kong e com isso você presencia a história na sua frente. Essa viagem trouxe um conhecimento técnico, que agrega como profissional, pois você tem que trazer propostas, fazer apresentação, ter plano de ação, resultando em uma grande experiência. Vale super a pena, e a ESEG proporcionou essa experiência incrível e maravilhosa para nós, dando todo suporte e apoio. Foi inesquecível”, conta a aluna.

“Participar do programa foi uma experiência transformadora e, sem dúvida, uma das mais marcantes da minha vida. Tive a oportunidade de conhecer pessoas de diversas partes do mundo, cada uma com valores, hábitos e visões de mundo completamente diferentes da minha. Além de todo o aprendizado cultural e profissional, o intercâmbio reacendeu minha vontade de explorar o mundo. Voltei com uma motivação renovada para buscar oportunidades de carreira no exterior, pois percebi o quanto quero viajar e conhecer novas realidades”, destaca Pedro Miyanojara.

Com foco no desenvolvimento completo do aluno, a ESEG vê a internacionalização como um dos seus principais diferenciais. A Faculdade conta com programas de mobilidade internacional, parcerias com instituições no exterior e projetos desenvolvidos especialmente para os seus estudantes. Se quiser saber mais entre em contato pelo e-mail internacional@eseg.edu.br ou acesso o site.