Em sua 64ª edição, o evento é um dos maiores da área internacionalmente

Resultado da Iniciação Científica, os alunos do 4º semestre do curso de Engenharia de Produção da ESEG submeteram o artigo ''Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente: estudo de caso em um fabricante de filtros cerâmicos para a indústria de fundição'' ao 64º Congresso Brasileiro de Cerâmica. O evento é o mais importante da área no Brasil e tem grande relevância a nível internacional, acontecerá entre os dias 16 e 19 de novembro em Águas de Lindóia.

Orientados pela Professora-Doutora Sílvia Boarin, os alunos utilizaram pesquisas bibliográfica e de campo para amparar o estudo. ''A pesquisa que nossos alunos realizaram é uma oportunidade para o setor de refratários ter informações importantes que podem agregar ativamente para a gestão da qualidade e meio ambiente no processo de fabricação'', afirma a professora Sílvia.

Bianca Satie, Giovana Zanotti, Luís Gustavo Ribeiro e Maria Fernanda Hortelã tiveram o apoio da ESEG para visita técnica a uma empresa que fabrica filtros cerâmicos para a indústria de fundição. Dessa forma, eles puderam coletar dados e realizar estudo de caso na área de qualidade.

''Com a visita percebemos que a empresa já tinha a ISO 140001. Com a implementação, a empresa teve vários ganhos com o financeiro, por exemplo, obteve mais produtividade na linha de produção pela falta de retrabalhos e maior satisfação dos clientes internos e externos'', relata Luís Gustavo Ribeiro. ''A todo o momento percebemos o incentivo da ESEG tanto na parte teórica quanto para a visita na indústria para compreender a parte prática de nosso estudo''.

O Congresso Brasileiro de Cerâmica contribui para o desenvolvimento e divulgação da cerâmica brasileira. Isso porque, o evento possibilita que diversos segmentos da área tenham interação. Dessa forma, os participantes podem obter mais conhecimento por meio de informações e debates sobre o assunto.

''A participação no Congresso é de tamanha importância, tanto para a área acadêmica, como para um prestígio profissional. Essa experiência nos proporcionou uma visão mais ampla para o nosso futuro na área da Engenharia, adquirindo bagagem para próximos desafios em nossas vidas'', completa o aluno Luís Gustavo.