Mais um sonho internacional decolando diretamente da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa.

Alan Sousa de Andrade, estudante do 10º semestre de Engenharia de Produção, estudará por seis meses na renomada Universidade de Coimbra. A instituição portuguesa é considerada Patrimônio Mundial da Unesco e começou suas atividades em 1290. Atualmente, oferece mais de 340 cursos de graduação, além de renomados programas de mestrado e de doutorado em diversas áreas do conhecimento.

O acordo firmado entre a ESEG e a Universidade de Coimbra, em 2021, possibilita a alunos e professores participar de intercâmbio acadêmico em território lusitano e realizar pesquisas nas áreas de Engenharia, Gestão e Direito em conjunto com docentes e discentes portugueses.

Alan irá cursar disciplinas do último semestre da graduação no país europeu e tem ótimas expectativas em relação a esse intercâmbio. “Sei que irei criar grandes conexões com pessoas de diversas nacionalidades e também irei aprender muito além do que apenas coisas acadêmicas. Sempre foi um sonho estudar em outro país, pois é uma experiência enriquecedora, que proporciona grandes oportunidades de aprendizado tanto no lado cultural, quanto pessoal e acadêmico”, conta o aluno.

A parceria da ESEG com a Universidade de Coimbra foi o grande incentivo que o futuro engenheiro precisava. “Portugal foi uma das principais opções devido à Universidade, considerada uma das melhores do mundo e com a vantagem da familiaridade com o idioma”.

Alan afirma que teve um grande auxílio da área internacional da ESEG e incentivo de vários professores. Para proporcionar experiência internacional aos seus estudantes, a Faculdade conta com indicação de orientação pelas coordenações de curso para programas e oportunidades de estudo internacionais, que atua em parceria com instituições acadêmicas em âmbito global. O aluno encontra todo o apoio necessário, desde a orientação sobre como selecionar a escola mais adequada no exterior, como funcionam os processos de aplicação e escolha de disciplinas e montagem de plano de estudos até os trâmites da viagem propriamente dita.

O processo para o intercâmbio contou com todo suporte do ESEG International. Vanessa Martins, gerente de Internacionalização e Apoio ao Aluno, fala sobre o Programa de Mobilidade Internacional, o qual Alan fez parte. “A mobilidade acadêmica internacional é um programa que permite ao aluno viver no país estrangeiro por um período acadêmico completo, ou seja, um semestre do seu curso”, explica.

Durante este período o estudante tem a oportunidade de experimentar a vida acadêmica no país acolhedor, assim como ter experiências pessoais e profissionais. Sobre o aprendizado em sala de aula, Vanessa explica as condições. “O aluno pode cursar disciplinas que irão substituir as matérias da sua grade curricular na ESEG, mas pode também adicionar algumas que não teria aqui, ampliando assim o seu repertório e sua qualificação. Se durante a experiência a universidade acolhedora permitir, também pode fazer estágios curtos, além de outras atividades ofertadas pelas instituições receptoras como a participação em eventos, palestras e programas de extensão”, afirma a gerente.

Vanessa ainda destaca uma das grandes vantagens de realizar um intercâmbio: “Viver fora do país proporciona, além de grande bagagem cultural, a oportunidade de exercitar a capacidade de adaptação, flexibilidade, independência e, sobretudo, a ampliação da visão de mundo que naturalmente abre portas para mais oportunidades”.

Quem também está feliz e orgulhosa é a mãe de Alan, Veronice Andrade. “Sempre soube que meu filho iria voar neste mundo. Sempre dá seu máximo em tudo que faz, por isso tenho certeza que irá aproveitar ao máximo essa experiência maravilhosa que um intercâmbio proporciona. Fico meio chateada em saber que a maioria das pessoas que vivenciam isso, adoram demais e não querem mais voltar. Mas sempre cuidei dele para criar asas e voar, então eu que terei que ir visitá-lo”, comenta.

Já no âmbito profissional, Emerson Romão Xavier, gerente departamental da matriz Bradesco, que trabalhava diretamente com Alan, falou sobre a importância do intercâmbio para a carreira do estudante. “O Alan é um profissional excelente, que procura sempre acompanhar as tendências de mercado e oportunidade para novos negócios. Além disso, ele se dedica aos seus estudos e consegue conciliar a vida profissional e acadêmica, atingindo as metas acordadas e procurando se destacar entre os demais profissionais da área. Acredito no potencial do Alan e que ele terá um futuro com muitas realizações acadêmicas e profissionais”, reforça o gestor.

Sobre os planos para o futuro, o estudante está apostando nas oportunidades. “O futuro é muito incerto, ainda acho cedo para falar quais serão meus planos. Minha única certeza é que qualquer oportunidade que aparecer no meu caminho irei agarrar com todas as forças, pois posso ganhar muita experiência com qualquer uma delas”, destaca Alan.

Boa viagem e bons estudos, Alan. Conte sempre com a ESEG na formação da sua carreira, aqui e pelo mundo!

Alan aproveitou uma viagem à Europa para conhecer a Universidade de Coimbra