A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa recebeu, em parceria com a B3 - Bolsa de Valores do Brasil, um evento da 11ª Semana Nacional de Educação Financeira. Na sexta, 17 de maio, os representantes da B3 Bruna Marcelino, consultora de Projetos Educacionais, e Fernando Rodrigues da Silva, analista educacional e professor na B3 Educação, apresentaram a palestra “Entendendo a Economia e o IBOVESPA” para alunos de  Administração, Direito, Economia e Engenharias.

Com o intuito educativo, o evento cobriu as bases da história da bolsa no Brasil, apresentou conceitos do IBOVESPA (índice de desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3) e produziu exemplos práticos de como o IBOVESPA pode ser afetado por diversos acontecimentos em várias áreas.

Uma das ferramentas da B3 Educação é o jogo de cartas Seu IBOVESPA B3. Nele, existem diversas categorias, como Agricultura, Turismo, Indústria e Tecnologia. Em cada carta, há uma situação hipotética - como “aumento da verba governamental destinada a projetos culturais” ou “posse de um novo presidente”. Os jogadores, então, discutem como isso poderá afetar o IBOVESPA, principalmente aumento ou queda.

A Semana Nacional de Educação Financeira é um projeto da B3 para introduzir economia micro e macro para cidadãos, ensiná-los a investir, entender rendimentos e conseguir tomar decisões mais conscientes sobre economia e dinheiro.

“A importância da educação financeira é conseguirmos levar para as pessoas o que a gente chama de bem-estar financeiro”, explicou Fernando. “É as pessoas poderem ter uma vida mais tranquila, se dedicarem ao que elas gostam de fazer sem ter tantas preocupações, tanta dificuldade, do ponto de vista das finanças pessoais e familiares. A educação financeira contribui para o bem-estar das pessoas”, acrescentou.

O professor José Guilherme Ferraz de Campos, coordenador do curso de Administração da ESEG, também gostou da abordagem da B3 para tratar de temas complexos que se aplicam não apenas à vida pessoal e financeira, mas ao dia a dia das futuras carreiras dos alunos.

"A palestra interativa da B3 foi bastante interessante. Além de trazer conhecimentos sobre o mercado de capitais do Brasil, ela permitiu a reflexão dos alunos sobre os efeitos de fatores externos (ambiente de negócios, como falamos em gestão) em empresas de diferentes setores de atuação, como agronegócio e tecnologia da informação. Tudo isso com muita participação dos alunos, que tinham de refletir, articular e comunicar suas análises. Esperamos que a parceria com a B3 continue sendo muito frutífera!", ressaltou o coordenador.