SITES DE PESQUISA

media/bancos/07_1.jpg

A internet tornou-se, sem dúvida, a principal fonte de pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Entretanto, o uso de fontes referenciadas é o que irá garantir o acesso a informações confiáveis. Abaixo, a Biblioteca da ESEG elenca alguns portais para pesquisas.

SPELL - Scientific Periodicals Electronic Library

A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento. O Spell cumpre com uma dupla missão: organizar, numa única base de dados, um significativo acervo de conhecimento e proporcionar acesso livre a usuários interessados na produção científica. Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

Acesse e saiba mais

Portal Domínio Público

O 'Portal Domínio Público', lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Acesse e saiba mais

Portal de Periódicos da CAPES

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza à instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 53 mil títulos com texto completo, 129 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Acesse e saiba mais

Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal

O portal RCAAP tem como objetivo agregar os conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior. Constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e acadêmico.

Acesse e saiba mais

Lume – Repositório Digital

O Lume - nome próprio atribuído ao Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que significa manifestação de conhecimento, saber, luz, brilho - é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.
Tem por objetivo reunir, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade, bem como às suas coleções históricas, e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela, maximizando a visibilidade e uso desses recursos.

Acesse e saiba mais

BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) foi concebida e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no âmbito do Programa da Biblioteca Digital Brasileira (BDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), tendo o seu lançamento oficial no final do ano de 2002. 
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos. Contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. 

Acesse e saiba mais

oasisbr

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Acesse e saiba mais

Repositório Digital FGV

O Repositório Digital FGV é um dos canais digitais de pesquisa da Biblioteca Digital FGV, cujo papel principal é indexar, preservar e compartilhar imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. Ele é o ambiente virtual que concentra a produção acadêmica da FGV em um único local e tem como papel central a preservação e a disseminação da memória e identidade institucional. O acesso a todos os documentos aqui indexados é livre.

Acesse e saiba mais