CORPO DOCENTE

https://eseg.edu.br/media/bancos/corpo_docente_home.jpg

O corpo docente é composto por doutores, mestres e especialistas com reconhecimento e experiência de mercado. Além de serem responsáveis por transmitir o conhecimento acadêmico, os docentes apoiam os alunos em iniciativas culturais e esportivas, intercâmbios, iniciação científica, visitas técnicas e orientações profissionais.

Todos os projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico contam com o suporte do corpo docente.

Para conhecer mais sobre os professores da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, escolha o curso de interesse e clique no currículo de cada docente. 

Docentes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Economia pela Universidade de São Paulo..

 

Possui graduação em Automação Industrial e pós-graduação em Engenharia de Produção. Mestre em Tecnologia Nuclear, tendo como foco de pesquisa a área de processamento de materiais com laser de pulsos ultracurtos. Faz parte do programa de doutorado da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de microfabricação.

 

Graduada em Direito (2017) e mestre em Direito Político e Econômico (2019). Atua como coordenadora adjunta de cursos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). 

 

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2010) e doutorado em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica (2019). Membro de grupo de estudos do Instituto de Estudos Avançados - USP e pós-doutoranda da Universidade de São Paulo, com experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho. 

 

Formado em Administração (1984), Pós-graduado em Finanças e Marketing, Mestre em Administração com ênfase em Estratégia e Transformação Digital (2018), Doutorando em Tecnologias de Inteligência e Design Digital com ênfase em Marketing Digital de Comunidades. Trabalhou para empresas de consultoria internacionais tais como: CSC, BearingPoint, Deloitte, IBM / Price e HonywellBull / Integris. 

 

Mestre em Física Atômica e Molecular, MBA em Administração de Empresas, Especialização em Gerência e Bacharelado e licenciatura plena em Matemática. Membro do Comitê de Ética da Escola Paulista de Ciências Médicas e Membro do Conselho Científico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE/SP). 

 

Graduado e licenciado em Química (2006) e doutor em Química Orgânica (2013) pela Universidade de São Paulo.

 

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: olimpíada de matemática, geometria, combinatória, competições matemáticas, teoria dos números e estatística.
 

Graduado em Direito (2004), mestre (2009), doutor (2017), pós-doutor (2021) em Letras pela Universidade de São Paulo.  

 

Bacharel e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Kobe, Japão. Colaborador no GEASIA (Grupo de Estudos sobre Ásia) do NUPRI-USP. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Kobe e de Sophia, ambas no Japão
 

Graduação em Engenharia de Eletricidade (1992) e Ciências Econômicas (2004) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Economia (2005) e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2010).

 

Graduado em Direito (2000), especialista em Direito Tributário (2002), mestre (2006) e doutor (2012) em Direito do Estado.

 

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2004). Coordenador do Curso de Direito da ESEG. Concursado pelo Departamento de Direito Internacional da USP. Advogado e Consultor Jurídico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado, Negociações e Contratos, Concorrência, desenvolvimento de projetos e cooperação internacional. Foi Diretor do Instituto Tordesilhas de Pesquisa Aplicada em Relações Internacionais. Master Instructor #194111 junto à PADI e Instrutor #6743 junto à IANTD.
 

Possui bacharelado (2005) e licenciatura (2006) em Ciências Sociais; e mestrado (2009) e doutorado (2015) em Sociologia pela Universidade São Paulo.

 

Possui graduação em Comunicação Social (2008), especialização em Administração Estratégica (2012) e é mestre em Administração pela FEA-USP (2015). Atualmente é doutorando em Administração pela FEA-USP e tem experiência em elaboração, avaliação e implementação de planos de negócio, planejamento estratégico, marketing, gestão de projetos e captação de recursos para organizações da sociedade civil e negócios de impacto socioambiental. 

 

Possui graduação em Ciências Econômicas (2011). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Mestrado em andamento em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística-USP.

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ênfase nas seguintes áreas de pesquisa: Large eddy simulation, Turbulent flow, Aerodynamics.

 

Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista (2005). Mestre em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (2015).

 

Bacharel em Economia (2005) e Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (2012). Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Monetária, Finanças.

 

Advogado formado em 1998. Pós-graduado em Direto Empresarial (2001) e em Direito Internacional Público e Privado pela Hague Academy of International Law em Haia/Holanda (2004). Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais (2009). Cursando MBA Executive e doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais.

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1999). Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo/USP na área de CAD/CAE, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos, Prototipagem Rápida e Ferramental Rápido. Docente e Pesquisador há mais de vinte anos, iniciando pesquisas no programa de Iniciação Científica do CNPq na área de Monitoramento de Processos de Usinagem.  

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978) e em Engenharia Mecânica (1984). Mestre em Qualidade no Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação na Universidade de Campinas (1995). Doutor (2001) e pós-doutor (2006) em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo. Pós-doutorando em Medicina pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Graduado Engenheiro Naval, mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos e doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo.

 

Possui tecnólogo em Mecatrônica Industrial e Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pós-graduado no MBA Gerenciamento de Projetos e mestre em Engenharia de Produção. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

 

Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

 

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1989). Tem especialização em Comércio Exterior (1998) e MBA (2002). Mestre em Administração de Empresas (2006) e doutor em Engenharia de Produção (2014) pela Universidade de São Paulo.

 

Doutoranda em Administração (linha de Finanças). Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em Finanças e Controle (2013). Tem experiência na área de Administração e de Finanças (Investimentos e Mercado de Capitais).
 

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014), doutorado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado em Maritime Robotics pela KTH Royal Institute of Technology (2019). Atualmente, é responsável pelos sistemas de comunicação aérea e navegação inercial de veículo autônomo não tripulado (Autonomous Unmanned Vehicle - AUV) no Maritime Robotics Laboratory, Estocolmo, Suécia.

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1988) e em Administração de Empresas (1994). Mestrado em Engenharia Automotiva (2004) pela Universidade de São Paulo. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2018).

 

Graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, com doutorado-sanduíche na Northern Illinois University. Foi professora-pesquisadora da Universidad Autónoma del Caribe (UAC), na Colômbia. 

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica e Tecnologia Industrial pela Universidade Tecnológica de Pereira (Colômbia 2004 e 2009), Mestrado em Ciências da Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2012). Doutora em Ciências na Área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo. 

 

Doutora na área de Direito das Relações Sociais - Direito Ambiental (2016). Mestre em Direito (2001). Bacharel em Direito (1993). Professora convidada nas áreas de Direito Civil e Ambiental da Escola Superior de Advocacia da OAB SP. Membro da Comissão de Mediação da 116ª subseção da OAB/SP. Mediadora e Conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

Doutorado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - FEM/UNICAMP (2021), na área de Materiais e Processos de Fabricação. Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, área de Produção, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2015). Graduado em Processos de Produção, pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FATEC-UNESP (2002) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Possui Especialização em Gestão de Empresas.

 

Possui graduação (1998) e mestrado (2009) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

 

Sócia na área de Insolvência (Falências e Recuperação de Empresas), com ampla experiência também em Contencioso Cível e temas diversos relacionados a Direito Empresarial; Doutoranda em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP e Mestre em Direito Comercial (2015).

 

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2004), título de Master of Arts (Economics) - The Ohio State University (2008), doutorado em Administração de Empresas (Área de Economia das Organizações) pela Universidade de São Paulo (2017) e pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2019). Membro do Conselho Editorial do International Journal of Multivariate Data Analysis (IJMDA) e Editor Associado do RAUSP Management Journal, desde os anos de 2015 e 2018, respectivamente. 

 

Doutorando em Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Econômico e Economia Política pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador vinculado ao projeto Observatório do Ensino do Direito, do Núcleo de Metodologia do Ensino.

 

Graduada em Ciências Biológicas (2002) e Relações Internacionais (2006) pela Universidade de São Paulo. Cursou MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas (2009) e é mestre em Administração de Empresas (2021).

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2014) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2018).

 

Graduado em licenciatura em Matemática e pós-graduado em Gestão Empresarial.

 

Possui graduação (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atuando como pesquisador colaborador do Laboratório de Engenharia Térmica e Ambiental. Trabalhou na Whirlpool S.A. como engenheiro de desenvolvimento de produtos (2008). 

 

Doutor em Economia (2001) com estágio na Lyndon Johnson School of Public Affairs, University of Texas at Austin (2000). Graduado em Economia (1987) e obteve o mestrado em Economia em 1996. Entre 1986 e 1995 atuou no Departamento Internacional do Banco do Estado de São Paulo - BANESPA. Interessa-se pelo estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da teoria econômica e suas relações com as outras ciências humanas.

 

Possui graduação em Publicidade e Marketing(1987), mestrado em Administração pela PUC (1997) e doutorado em Administração pela ESPM (2019). É diretor da Inobeshion Gakko Aprendizagem para a inovação, onde atua como mentor e facilitador de abordagens integradas de inovação, design thinking, lean startup, design de serviços e modelagem de negócios. 
 

Possui graduação em Física (1987), pós-graduação em Magistério para o Ensino Superior (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Interunidades Física - Educação - Matemática pela Universidade de São Paulo (2019).

 

Graduado em Direito (2007), diplomado em Direitos Humanos Internacionais (2010) e mestre em Direito Penal (2012).

 

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2019) na área de Álgebra.

 

Economista graduada e mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2002;2006). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2009).

 

Graduado em Física (1989). Mestre (1993) e doutor (2006) em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo.

 

Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado em Economia (2019) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência de mais de 20 anos em departamentos econômicos de bancos e consultoria.

 

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (2009), Graduado em Ciência da Computação e Licenciado em Computação. Especialista em Educação da Microsoft. Docente no Ensino Superior desde 2005, atuou principalmente em cursos como Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

 

Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (2015). Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de aprendizado de máquinas.

 

Graduado em Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação organizacional. Profundo conhecimento nos setores de infraestrutura e de prestação de serviços essenciais, em especial no segmento de energia. Responsável por desenvolver e liderar a execução de projetos de construção de imagem e reputação, gerenciamento de crises, planejamento estratégico de comunicação, desenvolvimento de políticas e práticas de comunicação organizacional.

 

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica (1988). Especialização em Matemática Avançada (1995) e Engenharia de Produção (1996). Possui mestrado em Administração (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

Engenheiro de Produção pela Universidade de São Paulo e mestre em Economia e Finanças.

 

Mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (PPGA/FEA-USP) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará. Editor-associado da Revista de Administração de Empresas (RAE) e da RAUSP Management Journal. Também é Líder do tema Governança Corporativa no SEMEAD-USP e do tema Estratégias em Empresas Familiares da ANPAD. Trabalhou como coordenador de pesquisa e conteúdo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Atuou como bolsista de desenvolvimento tecnológico industrial do CNPQ, capacitando empresários de pequenas e médias indústrias em relação aos aspectos da inovação. Foi pesquisador visitante da Northeastern University. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, empresas familiares e responsabilidade social.
 

Possui graduação em História (2000), mestrado em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP, 2014).
 

Graduada em Direito (1998). Especialista em Direito Empresarial (2002). Mestrado em Direito Civil (2017). Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo.

Assuntos relacionados

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência e analisar como você interage. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
OK