Apresentação de palestras sobre temas atuais e pesquisas de alunos é realizada na 1ª EXPO ESEG

https://eseg.edu.br/media/bancos/1-expo-eseg-2-2021.jpg

Jogos eletrônicos, carreira no mercado financeiro, ESG e exposições dos estudos dos Núcleos de Pesquisa foram alguns tópicos dos dois dias de evento

 

A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu nos dias 11 e 12 de novembro a 1ª EXPO ESEG. O evento visa trazer palestras de profissionais, apresentar os resultados dos alunos de trabalhos feitos nos Núcleos de Pesquisa, além do incentivo da interação entre estudantes.

O primeiro dia da EXPO ESEG trouxe apresentações sobre o mercado de trabalho atual com novas oportunidades de carreira, seja na área do e-Sport, de Finanças, da indústria ou do Design. Além disso, também contou com exposições dos trabalhos dos Núcleos de Criatividade Aplicada, Empreendedorismo e Logística e finalizou com o 27º Encontro de Comunicação Empresarial - evento semestral dos alunos de Engenharia de Produção coordenado pela professora doutora Karlene Campos.

  • Os primeiros passos no meio gamer: como começar no mercado dos e-Games - Ana Passos, empresária, investidora e gamer profissional, trouxe as novas opções de trabalho nos jogos eletrônicos, área que cresce a cada ano e que o Brasil está em 13º no ranking mundial. Alguns exemplos de atuação trazidos foi: de logística em campeonato, por engenheiros de produção; investimentos por cientistas econômicos; gerenciamento de orçamentos, eventos e equipes por administradores; desenvolvimento de jogos por engenheiros de computação; e acompanhamento jurídico por advogados. Na ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, o tema já é tratado nos Núcleos de Economia e Finanças; e Inteligência Artificial e Robótica.
  • Carreira no mercado financeiro - Ministrada por Virgínia Prestes, profissional do mercado financeiro com mais de 15 anos de experiência como chefe de mesa de operações, a palestra trouxe informações sobre o ambiente da BTG e as diversas atuações da área. Virgínia comentou sobre as diferentes certificações que facilitam a entrada na profissão, salientou que estagiários não são obrigados a tirá-las para trabalhar, mas que pode abrir oportunidades como um diferencial.
  • Indústria 4.0 e ganhos de produtividade - O químico consultor master de processo, Bruno Maciel, explicou a atuação da Associação Brasileira de Alumínio e seus objetivos. Falou sobre a trajetória da indústria do 1.0 ao atual 4.0, momento de estratégia relacionada a dados. Trouxe um exemplo prático de como funciona o Controle de Processo e qual a importância do engenheiro de dados na organização desses para direcionar as demandas.
  • UX: carreira e desenvolvimento de produtos digitais - Rodrigo Skeff, diretor de arte e consultor de UX/UI, falou da mudança de trabalho dos designers. O profissional antes trabalhava de forma isolada e agora faz parte da empresa como um todo, com gerenciamento de ideias, visão dos produtos e serviços, ou seja, fazem parte da decisão estratégica. Salientou que as hard skills são importantes, mas que as soft skills são essenciais para quem deseja trabalhar na área.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Criatividade Aplicada - Os trabalhos apresentados foram: do Rhian Amaral, com um projeto de suporte para livros e celulares para pessoas com deficiência ou acamadas, a sugestão para o ambiente hospitalar é que seja parafusado ao teto sobre a cama; da Gábriela Bottini, de uma escova de cabelo vestível com tala ou cilindro anatômico para pessoas com deficiência física ou baixa mobilidade; e do Pedro Moraes, um óculos com armação luminosa acionável. Após a apresentação de cada trabalho, os participantes puderam fazer sugestões para que os alunos responsáveis melhorassem seus produtos. O Núcleo é coordenado pelo professor doutor Fernando Jardim.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Empreendedorismo - Coordenado pela professora doutora Leila Canegusuco, o Núcleo simulou uma empresa que tem como produto uma plataforma para aprimoramento de soft skills nos colaboradores com mentoria para desenvolvimento de currículo, palestras com dicas de profissionais do mercado, cursos, atendimento individual, fornecimento de dados para empresas parceiras, simulações de entrevistas com dinâmicas e sala para networking. Os alunos Thiago Loeschner e Eliseu Camillo desenvolveram para a Get Connected um modelo de negócios com uso  do Business Model Canvas; validação do projeto com o modelo Flyer de Customer Discovery; e plano de negócio com descrição da empresa, desenvolvimento de produto e serviço, análise de mercado, realização de marketing e vendas, estratégia, administração das operações e finanças. A empresa teve como base três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU - saúde de qualidade; empregos dignos e crescimento econômico; e redução da desigualdade.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Logística - O discente Rhian Amaral apresentou a definição e construção de um indicador de referência para avaliação da Logística no Brasil. O Núcleo é coordenado pelo professor doutor João Netto.
  • 27º Encontro de Comunicação Empresarial - Nesse semestre, o tema principal do Encontro foi “ESG, comunicação e reputação corporativa”. O professor doutor Carlos Cerqueira deu início com uma palestra na qual explicou o que é ESG (Environmental, Social and Governance - ambiental, social e governança) e qual a origem do termo, trouxe a relação dos ODS e mostrou ações realizadas por empresas que não condizem com o conceito - como compra de madeira por desmatamento ilegal, trabalho escravo e fraude. O Encontro deu continuidade com a apresentação de cinco trabalhos dos alunos e com a banca composta pelo professor doutor Carlos Cerqueira, professor doutor Fernando Umezu, professor mestre Marcel Dallaqua, professor mestre Marcelo Carvalho e professora doutora Silvia Boarin.
  1. O que é ESG e por que as pessoas precisam se preocupar com isso? - Beatriz Lima, Caio Shinji, Luana Santana, Lucas Finezi e Matheus Perdomo
  2. Sustentabilidade e responsabilidade ambiental no contexto das organizações - João Norbeato, Lucas Tarif, Niara Rodrigues, Pedro Murça, Victor Dias e Vinicius Bastos
  3. Igualdade de gênero e geração de valor nas empresas - Elen Takara, Gustavo Ueda, Isabella Amaral, Nathalia Bezerra, Nicolas Alexandre Oliveira e Rhian Amaral
  4. Disparidade socioeconômica: papel das organizações no combate à desigualdade social - Andrés Luminatti, Bruno Rodrigues, Paulo Khalil, Thiago Magalhães, Vinicius Rodrigues
  5. Diversidade e inclusão social no contexto empresarial: diferencial competitivo - Alexandre Quinto, Danilo Camargo, David Dantas, Diego Leite, Gustavo Oliveira e Vinicius Inoue

Para o segundo dia da EXPO ESEG os participantes contaram com palestras sobre o projeto Floresta sem Fim, ESG, a criptomoeda e do Apoio ao Aluno. O evento também promoveu o lançamento do Núcleo de Direito e exposições dos trabalhos dos Núcleos Sustentabilidade; Inteligência Artificial e Robótica; e Economia e Finanças.

  • Floresta sem Fim - Projeto coordenado pelo professor mestre Marcelo Carvalho, professor e coordenador-geral de Graduação da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa. O coordenador comentou que todos os Núcleos de Pesquisa estão envolvidos, além das ações que estão sendo desenvolvidas, como o estudo de biomas brasileiros; exploração de ferramentas que cada área poderá contribuir para preservação das florestas; palestras; debates; artigos; produtos; indicadores; e um documentário. Salientou que o projeto está aberto para não alunos e as linhas de pesquisa envolvidas:
  1. Criatividade Aplicada - “Ecoinovação”
  2. Direito Ambiental
  3. Economia e Finanças - estudo sobre quanto vale uma floresta hoje e no futuro
  4. Empreendedorismo - projeto “Empreendedorismo da Mata”
  5. Logística - com soluções na área
  6. Inteligência Artificial aplicada à preservação das florestas - projeto “Blockchain & IA”
  7. Sustentabilidade - projeto “Comercialização de créditos de carbono”
  8. EMUN Floresta sem Fim - com atividade de modelo Simulação das Nações Unidas de debates para preservação dos biomas naturais do Brasil
  9. Palestras, debates e parcerias com empresas
  10. Documentário - “Floresta Zero”
  • Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) - Palestra ministrada pela Melissa Schleich, executiva sênior de Capital Markets e ESG. Relatou sobre o desenvolvimento dos aspectos Social, Ambiental e de Governança nas empresas e a valorização das marcas. Além de trazer os principais pilares do ESG, a diferença entre Sustentabilidade e o novo conceito e a relevância do ESG para o mercado de capitais.
  • Lançamento do Núcleo de Direito e debate sobre o livro “O caso dos exploradores de caverna” - O professor mestre Alexandre Dal Mas, coordenador do curso de Direito, apresentou o Núcleo de Prática Jurídica. Surge com intuito de proporcionar vivência no âmbito da prática do Direito; estimular a pesquisa; e criar oportunidades para docentes e discentes participarem de eventos. O Núcleo tem como atividade inicial o projeto parte do Floresta sem Fim e atividade principal o desenvolvimento do Centro de Resoluções Alternativas de Conflito. Os alunos do curso debateram sobre o livro de Lon L. Fuller. Cada dupla trouxe a defesa da decisão de cada juiz tratado na obra.
  • O mundo das criptomoedas - O tema atual foi trazido por Marcello Paz, especialista em investimentos com criptomoedas e derivativos.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Sustentabilidade - O Núcleo é coordenado pelo professor doutor Carlos Cerqueira e os trabalhos apresentados foram: Sequestro e compensação de carbono, plantando mais árvores, do Pedro Alves e Pedro Moraes; KiDiCondE: kit didático para condução elétrica e relações entre matriz energética, eletricidade, sustentabilidade e impactos ambientais provocados pela usina hidrelétrica, do Rhian Amaral, Rafael Andrade, Lucas Tarif e da Sabrina Santos.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica - Os trabalhos apresentados foram: da Cilmara Lopes, usos de blockchain na cadeia de suprimentos; do Daniel Bassani, sobre web scrapping no mercado de ações e fundos de investimentos imobiliários; do Gabriel Santos, solução Wolfvision; da Geovana Lima, projeto com gamificação “Fred: seu novo assistente acadêmico”; e do Lucas Finezi, com o e-game “Exodus” para o Floresta sem Fim. No final, o professor mestre Marcel Dallaqua, coordenador do Núcleo, convidou os participantes a desenvolverem pesquisas sobre Inteligência Artificial e Robótica.
  • Exposição dos trabalhos do Núcleo de Economia e Finanças - O coordenador do Núcleo, professor doutor Fernando Umezu, apresentou o Núcleo de Economia e Finanças e deu abertura para os projetos desenvolvidos pelos alunos com temas voltados para renda fixa, com desenvolvimento de um e-book; renda variável, com e-book e podcast sobre o tema; tesouro direto, com e-book desenvolvido; crowdfunding; e teoria dos jogos, com e-book e vídeos desenvolvidos. Os trabalhos podem ser conferidos clicando aqui.
  • Apoio ao Aluno: Fábrica de Skills, professor mentor e simulação de processos seletivos - Simone Bortoletto, psicóloga, psicopedagoga e consultora de Recursos Humanos, apresentou as ações do Apoio ao Aluno: Centro de Desenvolvimento de Carreiras, com sugestões de estágios; dicas para entrevista de emprego; relação próxima do professor e alunos, tirando dúvidas acadêmicas e profissionais, além do suporte para realização de intercâmbio; e atividades extracurriculares com incentivo ao esporte tradicional e e-Sport, palestras, eventos, teatros, músicas e Maratona Eseguerreiro.

A EXPO ESEG será realizada periodicamente para trazer as novidades da ESEG - Faculdade do Grupo Etapae dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes. Em busca do desenvolvimento contínuo da Faculdade.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência e analisar como você interage. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
OK