23ª edição do Encontro de Comunicação Empresarial debate os impactos da manipulação da informação

https://eseg.edu.br/media/bancos/encontro_comunicacao_empresarial.jpg

Evento trouxe a questão das fake news e suas repercussões no ambiente corporativo

A 23ª edição do Encontro de Comunicação Empresarial reuniu os estudantes de Engenharia de Produção no último sábado, 30 de novembro. O tema do evento neste semestre foi “Manipulação de Informação e seus impactos na Comunicação Empresarial”. Com o objetivo de dialogar e expor diferentes perspectivas sobre o tema, houve palestras com especialistas e exposição de trabalhos dos estudantes.

A prof.ª Sandra Terciotti, doutora em Letras e especialista em Comunicação Empresarial, falou sobre os impactos das fake news nas corporações. Os diferentes tipos de desinformação, como falsa representação da realidade ou distorção dos fatos, podem afetar negativamente a reputação das empresas. Nesse contexto, a importância da comunicação empresarial torna-se ainda mais latente.

Em seguida, o prof. Carlos Cerqueira falou sobre a comunicação acerca do aquecimento global. O fenômeno, que vem sendo questionado por segmentos da população e até por autoridades, é um fato, segundo o prof. Cerqueira. O doutor em Química e especialista em Meio Ambiente apresentou dados e pesquisas científicas que comprovam que a temperatura média global vem subindo gradativamente. A desinformação a respeito do tema pode beneficiar indústrias emissoras de poluentes, como produtoras de petróleo, gás natural e carvão.

Por fim, os estudantes da disciplina de Comunicação Empresarial II apresentaram seus trabalhos sobre o assunto. O evento acontece semestralmente e é coordenado pela prof.ª Karlene Campos. Além da apresentação final, os alunos participam de todas as etapas da organização do Encontro, da recepção ao encerramento.