Para ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre liderança e gestão de equipes, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, promoveu, no dia 10 de dezembro, a palestra “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”, conduzida por Cristiane Coelho, gerente-geral da Knight Therapeutics. Junto ao professor de Direito, Danilo Bueno, Cristiane recebeu os calouros para iniciarem a vida acadêmica ainda antes do início oficial das aulas de 2026 e também alguns veteranos.
Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas do setor farmacêutico e químico, como AstraZeneca, Roche e Abbott, Cristiane consolidou uma trajetória marcada por posições de liderança em áreas como Marketing, Comercial, Acesso ao Mercado e Inteligência de Negócios. Atualmente à frente da Knight Therapeutics no Brasil, a executiva tem como foco a criação de ambientes colaborativos que impulsionam o desenvolvimento de talentos e equipes de alta performance.
Durante a apresentação, Cristiane abordou elementos essenciais da liderança eficaz, destacando o papel do autodesenvolvimento, da visão estratégica e da capacidade de adaptação no mercado atual.
A palestrante reforçou a importância de o estudante assumir protagonismo desde o início da carreira. “Precisamos olhar para nós como empreendimento. O aluno precisa construir experiência para ser buscado pelo mercado. A gestão sempre vai acontecer e vai ser humana. É preciso usar a IA junto ao seu trabalho, mas ela nunca vai superar o ser humano", destacou Cristiane. Ela também lembrou que a liderança não está restrita a cargos hierárquicos: “Liderança também é liderar sua posição, seu trabalho, suas atividades, não só uma equipe. Não é apenas a hierarquia.”
Os estudantes puderam compreender na prática:
- O que caracteriza uma equipe de alto desempenho e como esse modelo impacta os resultados organizacionais;
- A importância da diversidade e inclusão na formação de ambientes produtivos e engajados;
- Casos reais e estratégias aplicadas por grandes corporações para desenvolver talentos e fortalecer equipes.
Durante o evento, o professor Danilo Bueno destacou a importância da visão estratégica para futuros profissionais. “A área de Direito precisa de muita estratégia. O aluno, tanto de Direito quanto das demais áreas, precisa explorar novas visões e ir atrás. Um exemplo é o direito esportivo ou o direito de pets, que é algo que está sendo muito falado. Quem entra agora no curso precisa se perguntar como será o futuro. Usar a IA a seu favor é ser visionário, o mercado exige não ser um advogado comum", observou.
A palestra reforçou o compromisso da ESEG em oferecer experiências formativas que vão além da teoria, aproximando os estudantes das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho contemporâneo. Ao proporcionar contato direto com líderes de grandes corporações, a Instituição busca preparar seus alunos para atuarem de forma crítica, inovadora e estratégica, qualidades indispensáveis para quem deseja se destacar em qualquer área.